Busca do site
menu

CSP: debates sobre Amazônia, satisfação com internação para o parto e desenvolvimento tecnológico em saúde

ícone facebook
Publicado em:18/04/2023
Por Clara Rosa Guimarães, jornalista de CSP

A edição completa de março de 2023 está disponível no site de Cadernos de Saúde Pública. O Editorial deste fascículo é um convite à leitura do Espaço Temático lançado este mês por CSP. Esta seção analisa a Amazônia e seu futuro na perspectiva da saúde. “É preciso fomentar o debate técnico-científico sobre a relação entre saúde, ambiente e economia para construir uma perspectiva de futuro em que a floresta permaneça em pé, e que respeite a população que nela vive”, reforça Cláudia Codeço, autora do Editorial.

Primeiro artigo do Espaço Temático Amazônia, Dinâmicas de ocupação e as transformações das paisagens na Amazônia, Brasil traz uma linha do tempo das mudanças realizadas na região, passando por agroextrativismo, dinâmica urbana e disputa pela terra. Assista aqui o episódio de Entrevista com Autores com as autoras do Editorial e deste artigo.

A partir de dados da pesquisa Nascer no Brasil, autores do Influência do tipo de parto na satisfação com a internação para o parto na pesquisa Nascer no Brasil buscam verificar se há diferença na satisfação materna com a hospitalização para parto vaginal e cesariana, especialmente nos casos em que foram realizadas tal como idealizadas e planejadas pelas por mulheres grávidas.

Buscando compreender se as epidemias de zika e chikungunya incitaram o desenvolvimento tecnológico em saúde, os autores Maria da Conceição Rodrigues Fernandes, Washington Sales do Monte, Francisco Silvestre Brilhante Bezerra trazem em Avaliação do desenvolvimento tecnológico em saúde a partir da ocorrência das epidemias de zika e chikungunya no Brasil um levantamento de dados epidemiológicos e prospecção tecnológica.

Na seção Comunicação Breve, resultados de Mortalidade por câncer em Guarapari, Espírito Santo, Brasil, em áreas de alta radioatividade natural apontam que a radioatividade natural observada nas praias de Guarapari não está relacionada com taxas de mortalidade mais elevadas por neoplasias malignas na população local.

O fascículo de março de Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos pode ser acessado na íntegra aqui.


Seções Relacionadas:
Cadernos de Saúde Pública

Nenhum comentário para: CSP: debates sobre Amazônia, satisfação com internação para o parto e desenvolvimento tecnológico em saúde