As quatro justiças e promoção emancipatória da saúde em debate na ENSP
A próxima edição do 'Encontros do Cesteh' terá como tema "As quatro justiças e promoção emancipatória da saúde: contribuições do Neepes para a Saúde Coletiva". O evento acontecerá no dia 14 de abril, na sala 32 do prédio do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), às 9 horas.
A coordenação da atividade é do pesquisador da ENSP e coordenador do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes), Marcelo Firpo. O ‘Encontros do Cesteh’ vai apresentar a trajetória teórico-metodológica que culminou na criação do Neepes/ENSP/Fiocruz.
De acordo com o coordenador do Núcleo, a trajetória envolve um encontro, nos últimos mais de 30 anos, da saúde coletiva - em especial de áreas como saúde do trabalhador, saúde e ambiente, promoção da saúde, e educação popular - com a ecologia política e mais recentemente com as abordagens pós-coloniais e as Epistemologias do Sul, uma Escola criada no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
“Essas três vertentes teóricas dão a consistência para o trabalho de articulação de quatro justiças: a justiça social; a justiça sanitária; a ambiental e territorial; e por fim a justiça cognitiva histórica. A apresentação no ‘Encontros do Cesteh’ abordará essa relação, mostrando minha trajetória nos últimos 30 anos, culminando na proposta de criação do Neepes e nos vários projetos em andamento, desenvolvidos desde a criação Núcleo, em 2019”, explicou Firpo.
Sessões Científicas



