Busca do site
menu

ENSP e CNS dialogam aprofundamento da parceria entre as entidades

ícone facebook
Publicado em:31/03/2023
Dirigente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) visitaram o Conselho Nacional de Saúde (CNS), em Brasília, nesta quinta-feira (30/3), para debater uma agenda estratégica que aprofunde a parceria entre as entidades. O diálogo se deu dentro da pauta da 186ª Reunião Ordinária da Mesa Diretora do Conselho. Em sua fala dirigida aos membros da Mesa Diretora do CNS, o diretor da ENSP, Marco Menezes, destacou a importância do estreitamento das relações e o estabelecimento de uma agenda estratégica conjunta, focando no aprofundamento da participação popular e na cooperação para o fortalecimento do SUS.


Ao longo de sua apresentação, Menezes sublinhou alguns pontos centrais para a consolidação desta estratégia comum que, segundo o diretor, passam pelo “reconhecimento da intrínseca relação entre os movimentos sociais, a garantia da democracia e a saúde, sobretudo, num contexto de reconstrução de uma agenda nacional para o enfrentamento das desigualdades sociais”.

O vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Eduardo Melo, apresentou um documento contendo dez propostas preliminares para o estabelecimento desta parceria. Dentre os pontos, estão a realização de eventos conjuntos para debater o SUS, um programa de fomento de pesquisas que atendam ao CNS, ações que fortaleçam a participação social na saúde, interlocução e troca de experiências com atores e movimentos de outros países e a centralidade da comunicação no diálogo com a população.


Os conselheiros e conselheiras destacaram alguns pontos sobre formação, produção de estudos sobre a situação dos trabalhadores da saúde, demanda por análises de conjuntura, intensificação nas ações da comunicação, além de suporte à atualização cadastral, assinatura da revista Radis e o apoio do CNS no fortalecimento da atuação das instituições públicas acadêmico-científicas na formação, pesquisa e cooperação técnica para a saúde pública.

Fonte: Ascom CNS
Seções Relacionadas:
Cooperação SUS Fique por Dentro

Nenhum comentário para: ENSP e CNS dialogam aprofundamento da parceria entre as entidades