Busca do site
menu

ENSP promove Seminário Internacional de Cuidados Paliativos

ícone facebook
Publicado em:31/03/2023
O Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural (Dihs) e o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), convidam para o Seminário Internacional de Cuidados Paliativos, que será realizado no dia 11 de abril, de 9h às 12h. O evento será híbrido, com a atividade presencial na sala 410 do prédio principal da ENSP e transmissão remota pela plataforma Zoom. Acesse o link aqui.

O palestrante convidado do seminário para falar sobre o tema "História dos Cuidados Paliativos e viabilidade dos serviços" é o enfermeiro Manuel Luís Vila Capelas, presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP). Professor Associado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, ele também trabalhou em Unidades de Queimados e Serviços de Hemodiálise, onde os pacientes muitas vezes demandam cuidados paliativos.

“O professor Manuel Capelas participou da implementação dos cuidados paliativos em Portugal e defende que deve haver a uma estratégia ordenada, com o desenvolvimento de um plano integrado, com intervenções a curto, médio e longo prazo, de forma a responder às necessidades dos doentes paliativos em todas as regiões do país. Com uma Lei Nacional de Cuidados Paliativos existente desde 2012, Portugal vem introduzindo equipes multiprofissionais em todo território português, consolidando este tipo de assistência no país. O modelo português incorpora os princípios do Sistema Único de Saúde brasileiro, de universalidade, integralidade e equidade da atenção, constituindo-se numa referência em cuidados paliativos”, explicou Valéria Lino, uma das organizadoras do evento.

Para acompanhar remotamente:
Link do Zoom: https://us06web.zoom.us/u/kcOJyAxfSw
ID da reunião: 834 0144 3984
Senha de acesso: 041746

Seções Relacionadas:
Eventos da ENSP Sessões Científicas

Nenhum comentário para: ENSP promove Seminário Internacional de Cuidados Paliativos