Busca do site
menu

Próximo Ceensp debaterá assédio moral e sexual no ensino e pesquisa e suas interfaces com a saúde

ícone facebook
Publicado em:31/03/2023



"Assédio moral e sexual no ensino e na pesquisa: interfaces com a saúde" será o tema do próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP, marcado para o dia 5 de abril. O Ceensp promoverá uma a discussão interseccional do tema dos assédios - moral e sexual - nos espaços de ensino e de pesquisa, bem como suas formas de enfrentamento, sobretudo das políticas institucionais e do movimento de estudantes de pós-graduação para o reconhecimento da problemática e as ações de prevenção. O evento acontecerá de forma híbrida, a partir das 14 horas, com transmissão pelo canal da ENSP no Youtube e presencialmente na sala 410 do prédio da ENSP. Haverá Tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Centro de Estudos será coordenado pela pesquisadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP) Cristiane Batista Andrade, e contará com a participação de Sílvia Maria Pereira da Silva, mestranda da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Etinete Auxiliadora do Nascimento Gonçalves, do Centro de Apoio ao Discente (CAD/Fiocruz); Gabriella Aguiar de Souza Soares, representante da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz; e Karla Fernanda Valle, do Tribunal Regional do Trabalho/RJ. 

De acordo a coordenadora do Ceensp, Cristiane Batista Andrade, as repercussões dos assédios na saúde e na vida de professores e professoras, cientistas e estudantes perpassam diversos sentimentos, tais como culpa, insegurança, medo, desejo de abandono do estudo ou trabalho, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, ideação suicida, dentre outros. "Os assédios também influenciam a vida familiar, profissional e as trajetórias de formação de estudantes que convivem com esse modo de violência no trabalho", alertou.

Outro ponto destacado por Andrade é o assédio sexual, pois está estritamente vinculado ao machismo, sexismo e patriarcado. "Trata-se de um tema urgente e necessário, porque, de maneira geral, atinge as mulheres cientistas e as estudantes de nível superior e da pós-graduação", advertiu.


+ Participe do Ceensp "Assédio moral e sexual no ensino e na pesquisa: interfaces com a saúde" presencialmente (não é necessária inscrição prévia) ou assista, ao vivo, pelo canal da ENSP no Youtube!




Nenhum comentário para: Próximo Ceensp debaterá assédio moral e sexual no ensino e pesquisa e suas interfaces com a saúde