Busca do site
menu

Inscrições abertas para Curso de Qualificação Profissional em Gestão de Recursos Orçamentários 2023

ícone facebook
Publicado em:21/03/2023
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para o Curso de Qualificação Profissional em Gestão de Recursos Orçamentários, Financeiros e Custos para Unidades de Saúde 2023. O objetivo do curso é capacitar profissionais no processo de gerenciamento de custos, apresentando os principais conceitos da gestão dos recursos orçamentários e financeiros e a importância da implantação e sistematização de sistema de apuração de custos. As inscrições estão abertas até o dia 5 de maio e os interessados devem se inscrever na Plataforma Siga LS. Acesse o edital do curso no Portal de Ensino da ENSP e saiba mais.

Coordenado pela pesquisadora da ENSP Maria Infante, o curso é voltado para profissionais de nível superior que já atuam ou que venham a atuar nos processos de gerenciamento em qualquer área ou setor de suas unidades de saúde. Segundo a coordenadora, “a oferta deste curso é fundamental, considerando a carência de sistematização do conhecimento gerencial voltado para área orçamentária- financeira em saúde e, especialmente, considerando a ausência da gestão de custos do sistema produtivo das unidades de saúde", destacou ela. 

O Curso de Qualificação Profissional em nível de Atualização será ofertado na modalidade presencial, com carga horária total de sessenta e quatro horas, e será ministrado semanalmente, às quintas e sextas-feiras, das 8 às 17 horas. Ao todo 30 vagas estão disponíveis. 

O conteúdo do curso abrangerá os seguintes temas: conceitos básicos de gestão e da análise de processos, bem como conhecimento e utilização de ferramentas para organizar a gestão de processos estratégicos em unidades de saúde; princípios do processo orçamentário no setor público brasileiro; conceitos envolvendo o Financiamento Público do Setor Saúde/SUS; importância da gestão dos custos nas operações dos serviços de saúde; bases conceituais para a apuração e acompanhamento dos custos e as principais metodologias utilizadas, com identificação de características operacionais dos sistemas de informação para acompanhamento de custos.

Acesse o edital do curso de saiba mais!

*Crédito imagem: Patu 24h.

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Inscrições abertas para Curso de Qualificação Profissional em Gestão de Recursos Orçamentários 2023