Busca do site
menu

Nesta quarta (22/3): Ceensp promove discussão sobre cuidados paliativos no contexto da tuberculose

ícone facebook
Publicado em:21/03/2023
A próxima edição do Centro de Estudos da ENSP discutirá, na próxima quarta-feira (22/3), os “Cuidados Paliativos no contexto da Tuberculose”. A atividade faz parte de uma série de ações destinadas às celebrações do Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24/3) e promoverá um debate sobre as experiências de melhora da qualidade de vida do paciente e de seus familiares, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, no contexto da doença. O evento do dia 22/3 marca o retorno das sessões presenciais do Ceensp. A atividade será realizada na sala 410 da ENSP, com transmissão ao vivo pelo Canal da ENSP no Youtube, e tradução para linguagem de libras. 



A atividade será coordenada pelo pesquisador Jorge Luiz da Rocha, do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz), e receberá os palestrantes Ernani Mendes, do Instituto Nacional de Câncer (Inca/MS), Paulo Victor Viana, chefe do CRPHF/ENSP/Fiocruz, e também o pesquisador Jorge Luiz da Rocha (CRPHF/ENSP/Fiocruz). A médica Valéria Lino, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP/Fiocruz), será a debatedora da mesa.

A Organização Mundial da Saúde (2002) considera “cuidados paliativos” a assistência promovida por uma equipe multidisciplinar com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente e de seus familiares, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais, diante de uma doença que ameace a vida.  

“No senso comum, quando ouvimos falar em cuidados paliativos, associamos aos pacientes em fase final de vida por adoecimento pelo câncer. Entretanto, esse conjunto de conhecimentos e práticas pode ser aplicado em outros contextos, inclusive no manejo da tuberculose, que, em determinadas circunstâncias, requer cuidados paliativos pela falta de possibilidade terapêutica, quando esgotadas as tentativas de tratamento com os fármacos disponíveis no país. Desejamos promover um ambiente de conversa e troca de experiências sobre cuidados paliativos no contexto da tuberculose é o objetivo maior do nosso encontro, simbolizando um marco na abordagem desse tema, num momento de reflexão a respeito do dia 24 de março – Dia Mundial de Combate à Tuberculose”, afirmou a coordenação do evento.

Serviço
Ceensp: “Cuidados Paliativos no contexto da Tuberculose”.
Dia: 22/3
Horário: 14h
Local: Sala 410

Transmissão: 
Canal da ENSP no Youtube - https://www.youtube.com/user/enspcci
Tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Acompanhe todas as sessões do Ceensp aqui

Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Nesta quarta (22/3): Ceensp promove discussão sobre cuidados paliativos no contexto da tuberculose