Busca do site
menu

Gestão e preservação de documentos e sistemas de arquivos em saúde é tema de palestra na ENSP

ícone facebook
Publicado em:31/03/2023
No dia 4 de abril, às 14h, será realizada a palestra 'Gestão e preservação de documentos e sistemas de arquivos em saúde: resultados preliminares Brasil Espanha'. O evento discutirá boas práticas de Informação em Saúde para garantir os direitos de todos. O objetivo é apresentar os resultados preliminares de uma pesquisa empírica realizada no âmbito dos hospitais federais do Rio de Janeiro e da Comunidade Autônoma de Madrid. A palestra será na sala 901 do prédio principal do Campus Maré Fiocruz, no Rio de Janeiro.

O palestrante é o professor Francisco Pedroza, do Departamento de Documentação e Informação (DDI), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) e Difusão do Conhecimento (PPGDC) da UFBA. Ele é pesquisador do Grupo de Estudos de Politicas de informação, Comunicações e Conhecimento (GEPICC) registrado no CNPq; professor visitante da Universidade Carlos III (UC3M) e investigador da Universidade Complutense de Madrid (UCM), no período de junho de 2022 a fevereiro de 2023.

De acordo com Pedroza, "a pesquisa tem como pressupostos que os hospitais promovem modelos e técnicas avançadas de gestão de seus produtos e serviços de informação com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e que os gestores hospitalares estão cientes de que devem disseminar suas boas práticas e realizar sua gestão de acordo com as premissas de um sistema local de inovação. O foco desta investigação é formular conceitos e procedimentos orientados para a gestão e preservação de documentos e sistemas de arquivo em hospitais integrados nos sistemas e redes nacionais de saúde. Com isso, pretende-se comparar a utilização de mecanismos e estruturas de transferência de informações orgânicas entre hospitais do Brasil e da Espanha".

"Francisco traz coisas novas para o sistema de saúde. Ele está fazendo uma comparação Brasil x Espanha e vai mostrar os resultados preliminares pela primeira vez. Uma das coisas que ele já concluiu e já colocou em atividade é um projeto sobre a gestão da informação dentro das unidades básicas de saúde. Ele vai, então, também falar sobre a questão da Atenção Primária e como ela se relaciona com a média e a aulta complexidade no que diz respeito à informação e à gestão de arquivos", diz a pesquisadora da ENSP Angélica Baptista Silva, que coordena a organização deste evento.
Local: Av. Brasil, 4036, 9° andar, sala 901, Campus Maré Fiocruz, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Cep: 21040-361.

Seções Relacionadas:
Ensino Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Gestão e preservação de documentos e sistemas de arquivos em saúde é tema de palestra na ENSP