Busca do site
menu

Curso Internacional 'Métodos de Decomposição de Mortalidade' recebe inscrições até o dia 29/3

ícone facebook
Publicado em:17/03/2023
Estão abertas as inscrições para o Curso Internacional 'Métodos de Decomposição de Mortalidade'. Os interessados em participar têm até o dia 29 de março para se inscrever através deste formulário. O curso será realizado de forma presencial na ENSP entre os dias 3 e 5 de abril, das 9h às 12h. O objetivo é desenvolver métodos de mensuração, análise e comparação da mortalidade com ênfase nas disparidades intragrupos e diferenças subnacionais. O curso tem a coordenação de Raphael Guimarães, do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, e de Júlia Almeida Calazans, do Centro de Estudos Demográficos da Universidad Autônoma de Barcelona. 

De acordo com Raphael Guimarães, a expectativa é consolidar um nicho de pesquisa na Escola que faça conexão entre a demografia e a saúde pública. "De que forma a composição populacional e os fenômenos associados à demografia, que são principalmente a fecundidade, a mortalidade e a migração, interferem nas políticas de saúde? Como que a gente pode usar isso a nosso favor?".

Ainda segundo Guimarães, o curso é uma oportunidade de internacionalizar o ensino profissional da ENSP visando projetos futuros de fortalecimento desse tipo de formação. "Ter parceiros de fora do país é imprescindível", afirma. Ele espera que o Curso Internacional 'Métodos de Decomposição de Mortalidade' estimule uma nova geração de pesquisadores que façam um trabalho ainda mais interdisciplinar: "a ideia é que esse curso possa proporcionar para os alunos o contato com um conhecimento que é bastante diferenciado e pouco visto dentro dos cursos de saúde pública. As principais técnicas que vamos usar são demográficas, então, vêm de um conhecimento que é de outra área de pesquisa, das ciências sociais aplicadas". 


Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Curso Internacional 'Métodos de Decomposição de Mortalidade' recebe inscrições até o dia 29/3