Busca do site
menu

Abrascão 2022, medicamentos no SUS e uso de substâncias psicoativas são alguns dos temas de fevereiro em ‘Cadernos’

ícone facebook
Publicado em:14/03/2023

Por Clara Rosa Guimarães, jornalista de CSP

O fascículo de fevereiro de 2023 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. No Editorial são retomados debates realizados no Abrascão 2022, em especial seu tema Saúde É Democracia: Diversidade, Equidade e Justiça Social. O texto originou também mais um episódio de Entrevista com Autores, veja aqui. "Vivas à Democracia! Vivas à Saúde Coletiva! Vivas à Abrasco! Vivas à Ciência e ao conhecimento!"

O artigo da seção Perspectivas traça e debate a linha do tempo da incorporação de medicamentos no Sistema Único de Saúde e da avaliação de tecnologias em saúde. “Em todo o mundo, a decisão sobre o perfil benefício-risco de um medicamento e a aprovação dos seus diferentes usos são atribuições exclusivas de agências reguladoras”, reforçam os autores.

A Comunicação Breve Prevalência do uso de substâncias psicoativas por adolescentes em escolas públicas de um município da Região Metropolitana de São Paulo, Brasil descreve a prevalência e as tendências do comportamento do uso de substâncias psicoativas entre estudantes. O estudo verificou que pelo menos 20% dos adolescentes admitiram ter utilizado uma ou mais substâncias no último mês.

O artigo Trajetórias assistenciais de usuários com COVID-19: das medidas preventivas à reabilitação trata das barreiras relativas ao uso e acesso às redes de atenção à saúde. "A identificação e o cuidado com as sequelas pós-COVID-19 são desafios globais e impactam de forma multidimensional a vida de quem sobreviveu e de sua rede de suporte", afirmam os autores.

O fascículo de fevereiro de Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos pode ser acessado na íntegra aqui.


Seções Relacionadas:
Cadernos de Saúde Pública

Nenhum comentário para: Abrascão 2022, medicamentos no SUS e uso de substâncias psicoativas são alguns dos temas de fevereiro em ‘Cadernos’