O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Busca do site
menu

Ceensp debate vínculo longitudinal e continuidade da informação na Atenção Primária em Saúde

ícone facebook
Publicado em:28/02/2023

A próxima sessão do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP debaterá "Vínculo Longitudinal e continuidade da informação na Atenção Primária em Saúde: resultados da aplicação do método MAVIL". A Matriz Avaliativa do Vínculo Longitudinal (MAVIL) é um método de avaliação da APS em processo de validação pelo Grupo de Pesquisa 'Métodos Avaliativos em Atenção Primária e Vigilância em Saúde'. A atividade está marcada para o dia 8 de março, a partir das 14 horas, com transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no Youtube. Haverá tradução para a Língua Brasileira de Sinais. 



Sob a coordenação da pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde da ENSP, Gisele O' Dwyer, o Centro de Estudos contará com a participação da pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), Elenice Machado da Cunha; da pesquisadora da Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD/MS), Gabriela Rieveres Borges de Andrade; do pesquisador do Grupo de Pesquisa Métodos Avaliativos em Atenção Primária e Vigilância em Saúde, José Muniz da Costa Vargens; e do representante da Secretaria de Saúde de Recife e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Gustavo Sérgio de Godoy Magalhães 

Segundo a coordenadora do Ceensp, Gisele O' Dwyer, a Matriz Avaliativa é composta de um conjunto de critérios, indicadores e questões, com base nas três dimensões do conceito de vínculo longitudinal, entre elas: identificação da equipe/Unidade Básica de Saúde como fonte regular de cuidados; relação interpessoal profissional/paciente; e continuidade da informação.

"As dimensões um e dois têm como fonte de dados entrevistas com amostra de pacientes, e a dimensão três, o prontuário do paciente (https://www.mavil.epsjv.fiocruz.br/). Neste Ceensp serão apresentados resultados da aplicação da MAVIL em Dourados (MS) e em Caruaru (PE), com foco na dimensão da continuidade da informação, propiciando um debate sobre as especificidades dos registros em prontuário eletrônico na Atenção Primária em Saúde", explicou ela.

Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Vídeos

Nenhum comentário para: Ceensp debate vínculo longitudinal e continuidade da informação na Atenção Primária em Saúde
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.