Busca do site
menu

ENSP promove 1ª Jornada Acadêmica dos Cursos de Lato Sensu e Qualificação Profissional

ícone facebook
Publicado em:28/02/2023
A Vice-Direção de Ensino da ENSP (VDE) promoverá entre os dias 8 e 9 de março, a 1ª Jornada dos Cursos de Lato Sensu e Qualificação Profissional. A atividade tem foco nas produções discentes elaboradas nos últimos quatro anos e busca fortalecer o ensino profissional, considerando sua importância na formação de quadros para o Sistema Único de Saúde. Organizada pela Comissão de Lato Sensu e Qualificação Profissional (CLSQP) de forma coletiva, a Jornada contará com atividades científicas, culturais e artísticas e será transmitida, ao vivo, pelo canal da ENSP no Youtube. A atividade é aberta a todos os interessados e não necessita de inscrição prévia. Haverá tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Participe!

De acordo com o coordenador de Lato Sensu da VDE, Gideon Borges, a ideia de realizar uma jornada acadêmica foi uma decisão coletiva da CLSQP, que propôs um levantamento junto aos Centros e Departamentos da ENSP para identificar fragilidades e alternativas de enfrentamento aos problemas que afetam diretamente a realização plena dos cursos LSQP. 

“A indicação pela jornada acadêmica foi consenso. Esse evento é parte da agenda de prioridades da Vice-Direção de Ensino da ENSP que busca fortalecer esse nível de ensino, dada a sua importância para a formação de profissionais que atuam no sistema de saúde brasileiro”, destacou ele. 

Atenção Primária e os desafios para a formação profissional

A Atenção Primária em Saúde e os desafios para a formação Lato Sensu e Qualificação Profissional foi o tema escolhido pelo Grupo de Trabalho indicado pela CLSQP, que ficou responsável por planejar, desenvolver e avaliar todas as atividades envolvidas na Jornada Acadêmica. 

Os objetivos da Jornada Acadêmica da ENSP são divulgar a produção discente dos cursos da Escola; promover o diálogo com os serviços de saúde e parceiros; fortalecer a relação da ENSP com atores da prática; além de identificar elementos comuns para construção de uma agenda de diretrizes para o fortalecimento profissional no cumprimento da sua vocação: a formação para os serviços de saúde. 

Nesta perspectiva a atividade contará com a participação de pesquisadores, docentes, e discentes matriculados e egressos dos mais diversos cursos da ENSP e da Fiocruz, alunos de outras instituições de ensino e pesquisa, gestores dos serviços de saúde das três esferas, profissionais de saúde e movimentos sociais da sociedade civil. 

“Será uma oportunidade para discutirmos o projeto de ensino da ENSP com o debate de temas como a Atenção Primária em Saúde e os desafios para a formação Lato Sensu e Qualificação Profissional; o atendimento a grupos vulnerabilizados na Atenção Básica e o papel da formação em saúde; além de temas como Cuidado, Violência, Educação, Informação e Comunicação em Saúde. Convidamos a todos para participar da 1ª Jornada Acadêmica da ENSP, que será realizada em quatro turnos, nos dias 8 e 9 de março, conforme a programação”.

A programação completa da atividade sera divulgada, em breve, nos canais de comunicação da ENSP. Acesse o Informe ENSP e siga a Escola nas redes sociais.

Instagram: @ensp_fiocruz
Twitter: @ensp

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: ENSP promove 1ª Jornada Acadêmica dos Cursos de Lato Sensu e Qualificação Profissional