Busca do site
menu

Pesquisadora da ENSP recebe homenagem durante inauguração do Super Centro Carioca de Vacinação

ícone facebook
Publicado em:06/02/2023

A pesquisadora emérita da Fiocruz, Cecília Minayo, recebeu uma bela homenagem da Prefeitura do Rio de Janeiro durante a inauguração do Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV), realizada no último sábado (28/1). Fundadora do Departamento de Estudos sobre Violência e Saúde da ENSP, pesquisadora emérita da Fiocruz e referência no desenvolvimento de pesquisas sobre violência e saúde, Minayo dará nome ao Auditório do Hospital Municipal Rocha Maia.

Para ela, a homenagem representa o reconhecimento do seu compromisso com as questões sociais e do impacto da violência sobre a saúde. "Fui surpreendida com essa homenagem e me sinto lisonjeada, pois ela representa o apoio as nossas pesquisas em prol da comunidade do Rio de Janeiro", destacou. 

Para Cecília, a homenagem também reflete apoio ao método de pesquisa, ao compromisso com os estudantes, profissionais de saúde e assistência social, no âmbito dos temas que tangenciam a questão da violência no setor saúde. Socióloga e antropóloga, Minayo se dedica, há décadas, à missão de formar alunos de excelência, além de publicar centenas de estudos sobre os impactos sociais do adoecimento e dos agravos à saúde provocados pela violência. Na ocisão, o presidente interino da Fiocruz, Mario Moreira ressaltou a importância da homenagem. "É muito oportuna a homenagem à pesquisadora, que tem atuação destacada na área da saúde pública e agora dá nome ao auditório do SCCV. Esse é mais um símbolo dos esforços conjuntos da Fiocruz e da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Saúde”, reforçou. 

Ampliação da vacinação

O Super Centro Carioca de Vacinação (SCCV) é dedicado aos serviços de imunização, com funcionamento de segunda a domingo, das 8h às 22h, para ampliar o acesso às vacinas. Em sua primeira agenda fora de Brasília, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que a inauguração marca um momento histórico, no qual está sendo lançado um movimento nacional de retomada da vacinação.

O presidente interino da Fiocruz, Mario Moreira, afirmou que o SCCV, em total alinhamento com as prioridades do governo federal, ajudará no processo de retomada das coberturas em vacinas, objetivo maior do projeto Reconquista das Altas Coberturas Vacinais, que tem a Fiocruz como um de seus coordenadores, ao lado do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Participaram também da cerimônia de inauguração do SCCV o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, além de pesquisadores e pesquisadoras da ENSP e familiares.

Com estimativa de 600 atendimentos por dia, o SCCV contará com uma equipe formada por médicos (infectologistas, pediatras e alergistas/imunologistas), enfermeiros e técnicos de enfermagem. A nova unidade ampliará o atendimento a crianças e adultos portadores de quadros clínicos especiais e com histórico de evento pós-vacinal ou de alergia a algum componente vacinal. Serão três amplos consultórios médicos e de enfermagem para pacientes que necessitam de imunobiológicos especiais, e três salas de vacina, sendo uma para imunização de rotina e duas para vacinação especial (uma delas com observação clínica).

*Com informações da Fiocruz


Nenhum comentário para: Pesquisadora da ENSP recebe homenagem durante inauguração do Super Centro Carioca de Vacinação