ENSP participa da XXIV Escola Internacional de Verão da Escola de Saúde Pública do Chile
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está marcando presença nas atividades da 24ª edição da Escola Internacional de Verão, realizada pela Escola de Saúde Pública Salvador Allende (ESP/Chile), da Universidade de Chile, entre os dias 9 e 13 de janeiro. Tradicionalmente, o evento abre o ano acadêmico da instituição chilena. Neste ano, a Escola Internacional de Verão marca também o início das comemorações do aniversário de 80 anos da ESP/Chile, uma das mais tradicionais e importantes instituições formadoras em Saúde Pública da América Latina. Convidado para apresentar a conferência de abertura, o diretor da ENSP/Fiocruz, Marco Menezes, entregou ao diretor da escola chilena uma placa em reconhecimento pelo protagonismo na formação de recursos humanos, no apoio à formulação de políticas públicas e na produção do conhecimento.
Na palestra, Marco Menezes abordou o tema “Desafios globais: novo cenário para a Saúde Pública na região?”. Com a presença do decano da Faculdade de Medicina da Universidade de Chile, Miguel O’Ryan, e do diretor da ESP/Chile, Óscar Arteaga, além de docentes e alunos, estrangeiros e chilenos, Marco Menezes abriu sua exposição reafirmando a necessária e permanente defesa da democracia, à luz dos recentes atos terroristas ocorridos em Brasília, no último domingo (8/1). O diretor foi aplaudido após destacar a contundente resposta do recém-empossado governo federal e agradeceu as manifestações internacionais de apoio à democracia brasileira e de repúdio aos atos.
Na sequência, Marco Menezes pontuou alguns dos principais desafios enfrentados pela Saúde Pública regional, sob três perspectivas: a do espaço político, considerando este o local de produção e reprodução socioambiental do processo saúde-doença, com impactos nos ecossistemas, na biodiversidade e na saúde humana; a política, considerando essa perspectiva como um conjunto de ações dos governos latino-americanos e da sociedade civil, com potencial para interferir na organização dos serviços, programas e sistemas de saúde; e, por fim, os atores políticos, entendendo-os como elementos-chave para a organização de programas e políticas de saúde, com vistas ao enfrentamento dos efeitos do processo de determinação socioambiental da saúde.
A conferência inaugural de Marco Menezes pode ser assistida no canal da ESP/Chile no YouTube. Acesse e assista aqui.
Grupo de Pesquisa da ENSP participa de Curso sobre Sindemia Global
Também presentes ao evento, os pesquisadores da ENSP Ana Laura Brandão, da VDEGS, Frederico Peres, do CESTEH, além da professora Juliana Casemiro, do Instituto de Nutrição da UERJ e pesquisadora colaboradora da ENSP, participam do curso “Sindemia Global: Obesidade, Desnutrição e Mudanças Climáticas”. O curso está vinculado às atividades do projeto de pesquisa “Insegurança Alimentar e Mudanças Climáticas: sindemia global e um desafio à Saúde Pública na América Latina”, coordenado por Ana Laura Brandão e aprovado no âmbito do Edital de Pesquisa ENSP 2021-2022, da Vice-Direção de Pesquisa e Inovação (VDPI/ENSP). É coordenado pela professora Lorena Rodríguez, vice-diretora da ESP/Chile, coordenadora do Grupo Transdisciplinar de Trabalho Sobre Obesidade das Populações (GTOP/Universidad de Chile) e membro do referido projeto de pesquisa da ENSP, que inclui 78 pesquisadores, de 24 instituições acadêmicas de 11 países da América Latina.
Entre os temas abordados pelos pesquisadores da ENSP no curso, estão o conceito de sindemia global, os determinantes da insegurança alimentar no Brasil, as políticas públicas para o enfrentamento da obesidade no país, as mudanças globais e os efeitos sobre os sistemas alimentares e a importância do conceito de soberania alimentar no contexto pós-pandêmico.
Assista à cerimônia de abertura da 24ª edição da Escola Internacional de Verão (Chile):
Seções Relacionadas:
ENSP Internacional
ENSP Internacional
Nenhum comentário para: ENSP participa da XXIV Escola Internacional de Verão da Escola de Saúde Pública do Chile
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



