Busca do site
menu

Profissionais brasileiros e franceses se unem pela ampliação do acesso à analgesia peridural no parto

ícone facebook
Publicado em:23/12/2022
Profissionais da Maternidade Maria Amélia Buarque de Holanda, no Rio de Janeiro (RJ), e da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, em Fortaleza (CE), estão na França para desenvolver o projeto ‘Ampliação do Acesso à Analgesia Peridural em Trabalho de Parto em Maternidades Brasileiras’. Entre os dias 13 e 21 de dezembro, equipes das coordenações da Obstetrícia, Anestesia e Enfermagem Obstétrica das duas instituições visitam os serviços da Maternidade Jeanne de Flandre, em Lille, em parceria com o Dr. Damien Subtil, e da Maternidade Regional do Centro Hospitalar Universitário de Angers, com apoio do Dr. Phillipe Decamps.


Ligada ao projeto Nascer no Brasil, a iniciativa também é coordenada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e busca aumentar a satisfação da parturiente em seu trabalho de parto a fim de reduzir o desejo da cesariana, muitas vezes causado pelo medo da dor. A viagem para parceria internacional conta ainda com apoio do Instituto de Saúde Coletiva, da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) e é financiada pela Embaixada da França e pelo Ministério da Saúde francês.

As equipes do Rio de Janeiro e de Fortaleza irão desenvolver o projeto piloto em conjunto e implantá-lo nas respectivas instituições. O trabalho será acompanhado por equipes francesas, que virão ao Brasil em abril de 2023 para um seminário sobre acesso a analgesia peridural em trabalho de parto e avaliação dos resultados.


“Essa parceria com instituições francesas e maternidades do Nordeste e Sudeste brasileiro é uma boa notícia para entrarmos no ano de 2023 com esperança e muito trabalho em prol da qualidade da saúde pública no país, especialmente para as mulheres e demais pessoas gestantes, parturientes, além das puérperas e seus bebês”, afirmou Maria do Carmo Leal, pesquisadora da ENSP e coordenadora das pesquisas Nascer no Brasil. 

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Profissionais brasileiros e franceses se unem pela ampliação do acesso à analgesia peridural no parto