Cadernos abordam preprints, insegurança alimentar, além das crises psiquiátrica e psicossocial
No artigo Perspectivas O desafio dos preprints para a saúde pública, Kenneth Rochel de Camargo Jr. e Cláudia Medina Coeli abordam as vantagens e desvantagens, bem como as controvérsias da literatura sobre preprints. Os autores afirmam que, apesar das críticas, os artigos preprints são uma realidade na publicação científica contemporânea e podem desempenhar um papel positivo na produção e disseminação do conhecimento, desde que sejam tomados os devidos cuidados.
O estudo Fatores demográficos e socioambientais associados à insegurança alimentar domiciliar nos diferentes territórios da cidade de Salvador, Bahia, Brasil aponta que 40,9% da população de Salvador encontra-se em situação de insegurança alimentar domiciliar, uma prevalência superior à encontrada para a área urbana em 2017/2018. Foi possível observar também a forma desigual pela qual a insegurança alimentar se distribuiu na cidade baiana.
O artigo Da crise psiquiátrica à crise psicossocial: noções presentes nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis, por sua vez, apresenta as noções de crise psiquiátrica e crise psicossocial presentes nos discursos de trabalhadores e gestores de CAPSij. “Nosso objetivo com essa reflexão foi apresentar que a produção do sofrimento psíquico em crianças e adolescentes é complexa e que seus recursos e respostas também deverão ser complexos, distanciando-se, assim, de qualquer explicação ou resposta reducionista”, concluem os autores.
Estudos sobre vacinas e redes sociais, atendimento odontológico de urgência no sistema público brasileiro de saúde e vulnerabilidade social, sobrevida e letalidade hospitalar pela COVID-19 também integram esta edição.
O fascículo de novembro de Cadernos de Saúde Pública com esses e outros artigos pode ser acessado na íntegra aqui.
Seções Relacionadas:
Cadernos de Saúde Pública
Cadernos de Saúde Pública
Nenhum comentário para: Cadernos abordam preprints, insegurança alimentar, além das crises psiquiátrica e psicossocial
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



