Busca do site
menu

Fórum homenageia ENSP e VPAAPS pelas ações de combate aos agrotóxicos e transgênicos

ícone facebook
Publicado em:25/11/2022
Em solenidade no Ministério Público do Trabalho da Bahia, o Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos concedeu menção honrosa ao diretor da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Marco Menezes, e ao assessor da vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Hermano Castro, pelo trabalho desenvolvido no combate aos impactos dos agrotóxicos e transgênicos em todo o território nacional. A premiação ocorreu no dia 23 de novembro, durante a quarta reunião da Coordenação Ampliada de 2022, e faz parte da celebração do aniversário 13 anos do Fórum.

O certificado foi entregue pelo pesquisador da ENSP e secretário Executivo do Fórum Nacional, Luiz Cláudio Meirelles. A mesa foi composta por Marcelo Castagna Travassos de Oliveira, procurador do Trabalho; Pedro Serafim; subprocurador-geral do Trabalho e coordenador do Fórum Nacional; Ruy Murici, do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos; e Lia Giraldo, do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM).

Menezes enfatizou a linha de atuação da ENSP em defesa da ciência e da vida para justificar a importância da luta contra o agrotóxico. Ele, que esteve em Salvador para participar do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, disse que essa agenda deve ser construída por toda a sociedade brasileira e reforçou a importância do lema do congresso: Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social. “Reuniões como esta reafirmam as relações republicanas e representam a defesa da democracia do nosso país. Agradeço ao Luiz, que nos representa no Fórum, e é importante destacar que temos, sim, uma alternativa a esse modelo que é químico, dependente, que ataca e agride à natureza e à vida. Defendemos a agroecologia”, afirmou Menezes, que anunciou a organização do Congresso Brasileiro de Agroecologia, a ser realizado em novembro de 2023.

O assessor da VPAAPS, Hermano Castro, afirmou que a Fiocruz seguirá promovendo parcerias com todos aqueles que lutam pela vida. O ex-diretor da ENSP também citou o lançamento do Dicionário de Agroecologia e Educação durante o Abrascão 2022 e diversas outras iniciativas da Fundação nesse campo. “A Fiocruz continuará defendendo a ciência para enfrentar os problemas do país”.



Seções Relacionadas:
Abrasco 2022 Prêmios

Nenhum comentário para: Fórum homenageia ENSP e VPAAPS pelas ações de combate aos agrotóxicos e transgênicos