Busca do site
menu

ENSP e Fiocruz Bahia discutem possibilidades de cooperação durante o Abrascão 2022

ícone facebook
Publicado em:29/11/2022
Em Salvador (BA) para participar do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, a direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) visitou, na manhã de terça-feira (22/11), o campus do Instituto Gonçalo Muniz (Fiocruz Bahia). Os dirigentes da ENSP foram recebidos pela diretora da unidade, Marilda de Souza Gonçalves, e pelo vice-diretor de Gestão e Desenvolvimento Institucional, Valdeyer Galvão dos Reis, para uma reunião que debateu as possibilidades de cooperação nas áreas de ensino, pesquisa, ambulatórios e laboratórios e saúde da população negra.

A comitiva da ENSP foi composta pelo diretor Marco Menezes e pelas vice-diretoras Enirtes Caetano Prates Melo (Ensino), Luciana Dias Lima (Pesquisa e Inovação), Marismary Seta (Escola de Governo em Saúde), Fátima Rocha (Ambulatórios e Laboratórios) e pelo vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão, Alex Molinaro. Também estiveram presentes Gideon Borges, coordenador de Lato Sensu da Vice-Direção de Ensino, Renata Collazos e Ana Lúcia Cruz, da Direção, e Filipe Leonel, coordenador de Comunicação Institucional.

Ao iniciar a reunião, Marilda Gonçalves falou sobre a celebração dos 65 anos do IGM, em abril deste ano, e apresentou o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia). Além disso, informou para os dirigentes da ENSP como funcionou o trabalho desenvolvido com os municípios e o Governo do Estado da Bahia no decorrer da pandemia de Covid-19. Ela, que participou das oficinas pré-congresso da Abrasco sobre a Formação de sanitaristas no contexto de múltiplas crises e sobre a retomada das altas coberturas vacinais, enalteceu a oportunidade de aproximação com a ENSP para a formação de quadros em saúde pública. 

A expectativa de a Fiocruz Bahia se tornar um polo para repensar a formação dos sanitaristas, conforme proposto na oficina pré-congresso, foi destacada pelo diretor da ENSP, Marco Menezes, durante o encontro. Ele, que agradeceu a receptividade da instituição durante a jornada em Salvador, enalteceu a participação decisiva do estado da Bahia no resultado das Eleições 2022, citou o planejamento da Escola para a celebração do aniversário de 70 anos, em 2024, e falou sobre uma agenda que vem sendo construída na ENSP nas áreas de ensino, pesquisa, ambulatórios e laboratórios e cooperação. “A Oficina nos deixou um importante recado sobre a fortaleza que é o sistema Fiocruz. Começar a oficina por aqui (na Bahia) é uma ação importante e devemos explorar estrategicamente a potência da Rede de Escolas nesse sentido”, afirmou.


Após uma rodada de apresentações das vices direções, a diretora da Fiocruz Bahia comentou a possibilidade de as duas instituições articularem um seminário com os coordenadores de pós-graduação, bem como manifestou interesse em aprofundar conversas com a ENSP sobre o ensino à distância e a formação em saúde pública. Ela também reforçou a necessidade estabelecer parceria para ampliar as ações na área de saúde e ambiente e, junto com o diretor da ENSP, Marco Menezes, reforçou o fortalecimento do núcleo pró-equidade racial e ações pela saúde da população negra. “Todos somos Fiocruz e nossa missão é fortalecer o SUS”, finalizou Marilda.

Seções Relacionadas:
Abrasco 2022 Notícias da Fiocruz

Galeria Relacionada:
Nenhum comentário para: ENSP e Fiocruz Bahia discutem possibilidades de cooperação durante o Abrascão 2022