Busca do site
menu

Abrascão 2022: Confira a participação da ENSP nas atividades pré-congresso

ícone facebook
Publicado em:21/11/2022

Por Tatiane Vargas 

O Abrascão 2022 ainda não começou oficialmente, mas neste sábado e domingo, 19 e 20 de novembro, foram realizadas diversas atividades pré-congresso. Oficinas e reuniões, com a participação de diferentes atores, agitaram o final de semana em Salvador, capital baiana que recebe com muito carinho e axé o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Confira um pouco da participação da ENSP nas atividades que antecederam o Abrascão. 

No sábado e domingo foi realizada a Oficina “A Formação de sanitaristas no contexto de múltiplas crises: uma agenda para o ensino, pesquisa e cooperação”, organizada pela ENSP, em parceria com a Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e a Coordenação de Estratégias de Integração Regional e Nacional da Presidência (CEIRN), da Fiocruz. Tanto o diretor da ENSP, Marco Menezes, quanto a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, celebraram a união de esforços de diferentes setores da instituição na organização dessa oficina. Confira, em breve, a cobertura desta oficina no 'Informe ENSP'. Acesse as redes sociais da ENSP e confira tudo que rolou. 


A Oficina "Balanço dos Avanços e Recuos na Área da Informação e Tecnologia de Informação em Saúde: Proposições para o novo governo", proposta pelo pesquisador da ENSP Marcelo Fornazin, aconteceu na UFBA e teve por objetivo organizar proposições de consenso de gestores, trabalhadores, pesquisadores e militantes do SUS envolvidos com Informação e Tecnologia de Informação em Saúde. A Oficina contou com a participação de 22 participantes presenciais e 14 on-line. 


A pesquisadora da ENSP Marly Marques da Cruz coordenou duas oficinas, “Perspectivas Decoloniais na Avaliação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra” e “Monitoramento e Avaliação com foco na Vigilância Alimentar e Nutricional”, proposta pela também pesquisadora da ENSP, Santuzza Vitorino. Confira o vídeo sobre as duas Oficinas no Instagram da ENSP. Marly também coordenou a reunião do Grupo de Trabalho de Monitoramento e Avaliação de Programas, Serviços, Sistemas e Políticas de Saúde. 

Outra atividade pré-congresso foi a Oficina “A Abordagem de Narrativas em uma perspectiva Clínica Psicossocial/Psicanalítica para o Trabalho com grupos na Formação e Intervenção em Serviços de Saúde”, coordenada e proposta pelas pesquisadoras da ENSP, Marilene de Castilho Sá e Lilian Miranda, Confira o vídeo sobre a atividade no Instagram da ENSP.  


A pesquisadora da ENSP Ligia Giovanella e o ex-presidente da Abrasco, Luiz Augusto Facchini, coordenaram a Oficina “Bases para uma Atenção Primária à Saúde Integral, Resolutiva, Territorial e Comunitária no Sus: Aspectos Críticos e Proposições”. Ligia Giovanella gravou um vídeo sobre a Oficina. Confira no Instagram da ENSP


A Oficina “Recomendações para o Fortalecimento das Ações de Alimentação e Nutrição na APS”, foi proposta e coordenada pela pesquisadora da ENSP, Ana Laura Brandão, que falou ao Informe ENSP sobre a atividade. Acesse o vídeo o Instagram da ENSP e confira!

O GT de Saúde Indígena da Abrasco, coordenado pela pesquisadora da ENSP, Ana Lúcia Pontes, também se reuniu durante as atividades pré-congresso. Ana Lúcia fez um balanço do encontro. Confira no Instagram da ENSP

O pesquisador da ENSP, Francisco Campos Braga Neto, coordenou o “Fórum sobre as Políticas Estaduais de Atenção Hospitalar”. A Oficina “Saúde é Democracia: Diversidade, Equidade e Justiça Social. Como alcançar sem racializar? Onde Estamos e Para Onde Vamos?”, contou com a coordenação das pesquisadoras da ENSP, Laurenice Pires e Samantha Barbosa. 

As atividades da ENSP na UFBA

O coordenador do Núcleo de Ciência Aberta da ENSP, Leonardo Castro, propôs e coordenou o “Fórum do GT Clacso Estudos Sociais para a Saúde”. A atividade aconteceu na Universidade Federal da Bahia (UFBA), assim como a Oficina "Metodologias Sensíveis Co-Labor-Ativas Para Produzir Junto com Movimentos e Lutas Sociais", organizada e proposta pelos pesquisadores do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saude (Neeps/ENSP), Marcelo Firpo de Souza Porto e Marina Tarnowski Fasanello .

Também na UFBA aconteceu o “2º Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Simbrast 2022)”, que sucede o “Iº Simbrast”, realizado em 2007. Ambos foram construídos a partir de uma articulação transversal aos grupos sociais relacionados à Saúde do Trabalhador. O Simpósio contou com a participação expressiva de pesquisadores e pesquisadoras do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP). Confira a cobertura nas redes sociais do Cesteh e no site do Centro. 


+ Acompanhe a cobertura ENSP do Abrascão 2022. Acesso o Informe ENSP e siga as redes sociais da Escola. 




Seções Relacionadas:
Abrasco 2022

Galeria Relacionada:
Nenhum comentário para: Abrascão 2022: Confira a participação da ENSP nas atividades pré-congresso