Busca do site
menu

Abrascão 2022: ENSP participa do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

ícone facebook
Publicado em:18/11/2022
De 21 a 24 de novembro acontecerá o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, conhecido popularmente como Abrascão 2022. Com o tema Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social, os debates - tanto preparatórios quanto nos diversos espaços do Congresso - buscam estimular reflexões e propostas que possam ser incorporadas à agenda da Saúde, da Educação e da Ciência e Tecnologia dos próximos governos, contribuindo para a reconstrução e redirecionamento das políticas públicas relevantes e estratégicas para o Brasil. Assim como em todas as outras edições, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) terá participação expressiva nesta edição que acontecerá na Bahia. 

Para Rosana Onocko Campos, Presidente da Abrasco e da Comissão Científica do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, a participação da ENSP na décima terceira edição do Abrascão é fundamental. “A Escola tem um trabalho sistemático e abrangente na formação de pessoas ao longo da história do Brasil e do SUS, e, nesta nova edição do Abrascão, na qual estamos retomando o lema histórico Saúde é democracia, a ENSP não poderia faltar. Nossa expectativa é que os pesquisadores e alunos da ENSP se juntem nas inúmeras atividades planejadas para este 13º Congresso, que tem como tema Saúde é democracia: diversidade, equidade e justiça social”, destacou a presidente.

A participação da ENSP já começa no sábado e domingo, 19 e 20 de novembro, nas oficinas pré-congresso. Entres os temas em destaque estão a formação de sanitaristas em tempos de crise sanitária; monitoramento e avaliação com foco na vigilância alimentar e nutricional; narrativas clínicas; informação e tecnologia da Informação em saúde; metodologias colaborativas com movimentos e lutas sociais; e avaliação da Política Nacional de Saúde da População Negra.

Na segunda-feira, dia 21 de novembro, começa oficialmente o Abrascão 2023 e a ENSP marca presença nas mesas redondas e comunicações coordenadas durante todos os dias do Congresso. Diversos temas estudados e aprofundados nos Departamentos e Centros da ENSP estarão em evidência nos debates durante o 13º Abrascão.

Sistema Único de Saúde: desafios persistentes e perspectivas; Relações saúde, ambiente e sociedade; Saúde Coletiva e as transformações no mundo do trabalho; Informação, Comunicação e Saúde: diálogos sobre novos cenários e desafios para a Saúde Coletiva; Interseccionalidades, lutas sociais e direitos humanos na saúde; Pandemia e seus legados; Saúde e Violência; Participação Social no SUS, Saúde Indígena, entre muitos outros temas, serão apresentados por pesquisadores e alunos da ENSP, ao longo dos quatro dias de atividades.  


+ Acompanhe a cobertura ENSP do Abrascão 2022. Acesso o Informe ENSP e siga as redes sociais da Escola. 




Seções Relacionadas:
Abrasco 2022

Nenhum comentário para: Abrascão 2022: ENSP participa do 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva