Busca do site
menu

Stricto sensu 2023: inscrições abertas para os cursos de mestrado acadêmico

ícone facebook
Publicado em:29/11/2022
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) está com inscrições abertas para os cursos de mestrado acadêmico (2023.1) dos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Saúde Pública, Saúde Pública e Meio Ambiente e Epidemiologia em Saúde Pública. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de dezembro de 2022 (até às 16h), por meio do formulário de inscrição disponível no site Acesso Fiocruz (acesso.fiocruz.br). Os três cursos destinam 30% das vagas para ações afirmativas (cotas) e 70% para ampla concorrência (AC).

         

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA – Mestrado Acadêmico

O Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública (PPGSP) da ENSP, criado em 1977 e credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, tem por objetivo formar profissionais em Saúde Coletiva, com base no conhecimento interdisciplinar, para o exercício das atividades de pesquisa, docência e atuação em serviços de saúde, tendo em vista o desenvolvimento de compreensão crítica sobre: a complexidade dos processos saúde-doença;  as relações entre Estado e sociedade na construção de políticas públicas de saúde; a organização e o funcionamento de sistemas, serviços e práticas de saúde. 

O PPGSP se organiza em três áreas de concentração: (1) Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Território e Direitos Humanos, (2) Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde, e (3) Sociedade, Violência e Saúde. Coordenação: Rondineli Mendes da Silva e Vera Lucia Luiza.

Vagas:





PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA E MEIO AMBIENTE – Mestrado Acadêmico 

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente, credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação em 2005, com início em 2006 dos seus cursos de mestrado e doutorado, tem por objetivo a capacitação de docentes, pesquisadores e gestores em saúde e ambiente, numa perspectiva interdisciplinar, multiprofissional e interinstitucional, para a análise e proposição de soluções sobre os efeitos decorrentes das exposições ambientais na saúde humana. Coordenação: Enrico Mendes Saggioro e Paulo Rubens Guimarães Barrocas.

Vagas:





PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE PÚBLICA – Mestrado Acadêmico

O Programa de Pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP (PPGEPI/ENSP), credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação, é ministrado em dois níveis – Mestrado e Doutorado e tem por objetivo a formação de pessoal qualificado para o exercício das atividades de pesquisa, de magistério de ensino superior e profissionais no campo da epidemiologia e suas interfaces com a Saúde Pública. Aprovado pela CAPES em 2007, teve seus cursos de mestrado e doutorado iniciados em 2008.  Coordenação: Maria de Jesus Mendes da Fonseca e Daniel Antunes Maciel Villela.

Vagas:





Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Stricto sensu 2023: inscrições abertas para os cursos de mestrado acadêmico