Busca do site
menu

Nesta quarta, Ceensp aborda processo emancipatório na formação de pesquisadores e profissionais de saúde

ícone facebook
Publicado em:16/11/2022
Na próxima quarta-feira, 16 de novembro, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP debaterá "Construção Compartilhada do Conhecimento e Saúde: novos desafios teórico-metodológicos e da prática na educação popular", às 14h. O Ceensp terá transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no Youtube e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). 



Considerando os dilemas sociais, políticos, éticos, educacionais e científicos da atualidade, a sessão irá abordar três dimensões do processo emancipatório na formação de pesquisadores e profissionais de saúde: ensino, pesquisa e extensão popular.

"A sessão enfoca experiências de construção compartilhada de conhecimento, que tem como base a vida comum de pessoas que vivem em favelas e periferias do mundo urbano. Além disso, objetiva abordar alguns dos desafios teórico-metodológicos situados no diálogo entre a educação popular de base freiriana e as contribuições das epistemologias críticas, em especial as teorias decoloniais", afirmam os organizadores.

O evento é promovido por pesquisadores e professores do Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp), que tem se organizado em torno de um grupo voltado para o desenvolvimento de pesquisas, assessorias e apoio a reflexões, formulações teóricas, metodológicas e práticas no campo da vigilância popular e educação em saúde, orientadas por uma perspectiva dialógica de produção de conhecimento.

Coordenação

Marize Bastos da Cunha
Densp/ENSP/Fiocruz

Rosely Magalhães de Oliveira
Densp/ENSP/Fiocruz

Palestrantes

Alan Brum Pinheiro
Favelado, doutorando em Planejamento Urbano IPPUR/UFRJ
Cofundador do Instituto Raízes em Movimento

Marize Bastos da Cunha
Densp/ENSP/Fiocruz
Laboratório Territorial de Manguinhos

Gil Sevalho
Densp/ENSP/Fiocruz

Mediação

Rosely Magalhães de Oliveira
Densp/ENSP/Fiocruz

Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Nesta quarta, Ceensp aborda processo emancipatório na formação de pesquisadores e profissionais de saúde