Busca do site
menu

Inscrições abertas para curso de Design Participativo e coprodução nas inovações em saúde digital

ícone facebook
Publicado em:03/11/2022
 Estão abertas as inscrições para o curso 'Design participativo e coprodução nas inovações em saúde digital – Colaboração Transatlântica Brasil- Dinamarca', no Campus Virtual Fiocruz. No curso, será apresentada uma metodologia para ampliar o envolvimento do usuário na concepção de futuros cuidados e serviços de saúde - o Design Participativo (DP). O público-alvo do curso são estudantes de pós-graduação, profissionais de saúde atuantes em ambiente hospitalar e na Atenção Primária em Saúde, além de pesquisadores. As aulas serão entre os dias 16 e 18 de novembro no Centro de Estudos Estratégicos, na Fiocruz. O endereço é: Av. Brasil, nº 4036 (Prédio da Expansão, 10º Andar - sala 1001), Manguinhos - Rio de Janeiro. O curso será em Inglês, sem tradução simultânea.

Quem lecionará é Mette Juel Rothmann, enfermeira e doutora em Design Participativo na Saúde Digital. "Ela tem experiências dentro do ambiente hospitalar, onde ela envolve os pacientes e familiares na concepção das inovações em saúde. Assim, vai ensinar teoria e metodologia em relação a isso. É muito importante para o Brasil, pois na Dinamarca já há um avanço na discussão tanto de saúde digital quanto aplicação de inteligência artificial nas inovações em saúde", explica a organizadora do curso, Angélica Baptista Silva.

O certificado será vinculado a aprovação por avaliação e presença acima de 75% das atividades. O curso foi organizado em três módulos com momentos expositivos, debates com bibliografia fornecida previamente. “Design participativo e coprodução nas inovações em saúde digital” é uma realização da Educação Internacional vinculada Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz. A iniciativa conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz, do Programa de Pós-Graduação Saúde Pública-Mestrado Profissional da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e do CIMT – Centre for Innovative Medical technology at Odense University Hospital/ University Of Southern Denmark. 

Confira a apresentação da proposta no Campus Virtual:

"O sistema de saúde tem sido lento para envolver e capacitar seus usuários quanto a literacia de saúde digital. Entende-se como direito humano que os usuários dos serviços de saúde compreendam plenamente as tecnologias de cuidado, suas implicações e riscos, inclusive nos serviços emergentes de saúde digital que envolvem o uso de inteligência artificial, big data, blockchain. Na perspectiva do DP, os profissionais de saúde em ambiente hospitalar e na Atenção Primária assumem um protagonismo diante dos cidadãos usuários, que será demonstrado com a experiência singular de um hospital público do sul da Dinamarca no tratamento e seguimento de pessoas portadoras de uma doença crônica traiçoeira e emergente, que se tornou um problema de saúde global: a diabetes".

Seções Relacionadas:
Ensino Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Inscrições abertas para curso de Design Participativo e coprodução nas inovações em saúde digital