Busca do site
menu

ENSP e Escola de Altos Estudos em Saúde Pública, da França, promovem seminário em conjunto

ícone facebook
Publicado em:31/10/2022
A Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizará, em parceria com a Escola de Altos Estudos em Saúde Pública (EHESP), da França, o Seminário Conjunto "Questões atuais de Saúde Pública/Saúde Coletiva" nos dias 8 e 9 de novembro. O evento será na sala 410 do prédio Ernani Braga (principal da ENSP) e terá transmissão ao vivo pelo canal da Escola no Youtube

O seminário conjunto será realizado no âmbito do Memorando de Entendimento (MdE) assinado em maio de 2019 para Cooperação Internacional entre a Fundação Oswaldo Cruz e a EHESP. Mas a parceria com a instituição francesa, anteriormente chamada ENSP/Rennes, começou nos anos 1990, no campo da Gestão Hospitalar. O documento mais atual, vigente até 2024, definiu as bases do acordo de cooperação entre as instituições nas áreas de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, com ênfase nos seguintes campos: saúde e meio ambiente, gestão hospitalar e promoção da saúde. 


No dia 8 de novembro, o evento começará com falas dos diretores das instituições, Marco Menezes, da ENSP/Fiocruz, e Isabelle Richard, da EHESP. O coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), Paulo Buss, e o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Zasso Pigatto, serão os palestrantes. Depois, serão realizadas três mesas temáticas, com exposições objetivas, para oportunizar trocas entre os presentes. A primeira, à tarde, será sobre “Migração, Condições de Vida e Saúde”. No dia 9, as mesas terão como temas “Alguns desafios e respostas dos sistemas universais de saúde”, pela manhã, e “Ambiente, Direitos Humanos e Saúde”, no período da tarde.

“Nessa cooperação estão previstos diversos tipos de atividades que são fundamentais no processo de internacionalização da pesquisa e do ensino, processo tão caro para toda a Fiocruz. Dentre elas: a possibilidade de elaboração e execução conjunta de projetos de investigação; intercâmbios de pesquisadores, estudantes e técnicos; organização conjunta de seminários; orientação de dissertações e teses, se possível no regime de cotutela”, afirma a vice-diretora da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Marismary Horsth De Seta, que completa dizendo que a realização do seminário "representa também uma oportunidade de, com a vinda dos colegas franceses, expandirmos a nossa cooperação". Na véspera, dia 07 de novembro, haverá uma reunião nesse sentido com a Direção, chefias de departamentos e centros da Escola.

Cada uma das mesas terá apresentações de pesquisadores da ENSP e também da EHESP. Cada palestrante fará sua exposição em até 20 minutos. Confira os nomes dos palestrantes e os títulos das apresentações na programação abaixo:

08/11
9h - Abertura e introdução do seminário

Marco Menezes, diretor da ENSP
Isabelle Richard, diretora da EHESP 
Paulo Buss, coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz)
Fernando Zasso Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS)

13h - Mesa 1: Migração, Condições de Vida e Saúde 

Novas questões da imigração em França no contexto internacional: uma perspectiva socioeconômica - Jean-Marie André, EHESP 

Mulheres venezuelanas no Brasil: migração entre países do Sul Global - Maria do Carmo Leal, ENSP

Trabalho, migração e saúde - Cristiane Andrade, ENSP

Programa educativo de vigilância sanitária nas fronteiras (VigiFronteiras-Brasil) do Brasil e dos países da América do Sul - Andrea Sobral, ENSP

09/11 
9h - Mesa 2: Alguns desafios e respostas dos sistemas universais de saúde

Saúde em todas as políticas e avaliações de impacto na saúde - Françoise Jabot, EHESP

Respostas à pandemia de Sars-Cov: lições da experiência francesa - Françoise Jabot e Jean-Marie André, EHESP

Respostas à pandemia de Sars-Cov: lições do Brasil - Margareth Chrisostomo Portela, ENSP

Cuidados primários de saúde em territórios remotos do Brasil - Márcia Fausto, ENSP

13h - Mesa 3: - Ambiente, Direitos Humanos e Saúde

A questão saúde-ambiente em França - Vincent Bessonneau, EHESP

Mineração na Amazônia: exposição dos povos indígenas aos metais pesados: Paulo Basta, ENSP

A situação das populações na fronteira Brasil- Guiana: lições de pesquisas recentes - Valérie Morel, Universidade de Artois (a confirmar tipo de participação)

Mobilizações de cidadãos sobre questões ambientais - Sylvie Olitrault, EHESP (remoto)

Moderador: Luis Claudio Meirelles – CESTEH/ENSP

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Eventos da ENSP

Nenhum comentário para: ENSP e Escola de Altos Estudos em Saúde Pública, da França, promovem seminário em conjunto