Conheça o Sistema de Identificação e Gestão de Redes de Cooperação em Pesquisa
O Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da última quarta-feira, 21 de setembro, debateu o Sistema de Identificação e Gestão de Redes de Cooperação em Pesquisa (sisRedes). O projeto foi contratado pela Vice-Presidência da Fiocruz para o desenvolvimento de um aplicativo de identificação e gestão de redes de cooperação em pesquisa. O sisRedes é capaz de identificar qualquer rede de cooperação em pesquisa de instituições que constem do Portal da Transparência, e não apenas as redes de cooperação dos pesquisadores da Fiocruz. O Ceensp está disponível no canal da ENSP no Youtube.

Para falar sobre o tema participaram da atividade, Fabio Castro Gouveia, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz; Vanessa de Arruda Jorge, coordenadora de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz; e Jesús Chalco, professor Associado da Universidade Federal do ABC. O Ceensp foi coordenado pela pesquisadora da ENSP, Laura Cristina Simões Viana, coordenadora de Desenvolvimento e Monitoramento da Pesquisa.
Segundo Laura, "a motivação do projeto foi disponibilizar aos pesquisadores, gestores e dirigentes do setor público e privado um produto de apoio à gestão, que permitisse a realização de análises desagregadas de grupos, subgrupos, núcleos, centros, unidades técnicas, institutos e outros agrupamentos de pesquisa, identificando e informando quem colabora com quem e em quais campos do conhecimento esta colaboração acontece. Ou seja, quem produz, quem colabora e o que está fora do escopo das colaborações".
Confira o vídeo completo do Ceensp e saiba mais sobre o sisRedes.
Sobre o projeto sisRedes:
O projeto sisRedes desenvolveu uma ferramenta computacional que vai além da identificação dos diversos níveis de cooperação em pesquisa dentro da Fiocruz e entre a Fiocruz e outras instituições nacionais. O sisRedes é capaz de identificar qualquer rede de cooperação em pesquisa de instituições que constem do Portal da Transparência, e não apenas as redes de cooperação dos pesquisadores da Fiocruz.
Para isso, de acordo com Laura Viana, o usuário deverá perguntar por uma instituição ao sisRedes. "Mais do que a identificação das redes por instituição, o sisRedes permite a identificação de qualquer rede de cooperação em pesquisa, desde que o(s) pesquisador(es) estejam registrados na Plataforma Lattes. O usuário pode entregar uma lista de pessoas e seus IDs Lattes para a coleta de dados. Quaisquer que sejam as situações, o produto dessa ferramenta é composto de relatórios customizados, na forma de planilhas e grafos para análises e consultas internas à gestão da pesquisa", detalhou.



