Busca do site
menu

Teleassistência no SUS: Ceensp está disponível em vídeo

ícone facebook
Publicado em:26/09/2022

Já está disponível, no canal da ENSP no Youtube, a última edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos. Com o tema Teleassistência: conceitos, experiências e implicações para políticas, serviços, trabalho e cuidado em saúde, o Ceensp debateu o aumento dessa experiência, em especial no Sistema Único de Saúde (SUS). 


No Brasil, a Telessaúde se expandiu, nas últimas décadas, notadamente pela interação profissional-profissional, por meio de práticas como a tele-educação e teleconsultoria, além do telediagnóstico envolvendo usuários, profissionais e tecnologias. Em razão da pandemia de Covid-19, as interações profissional-usuário, à distância, se multiplicaram sob diferentes arranjos, entre diferentes setores e profissões. No Brasil, como em vários outros países, a teleassistência passou a ser uma realidade mais evidente.

A sessão do Ceensp abordou elementos contextuais e conceituais sobre Telessaúde e Teleassistência, além das possibilidades e condicionantes da Teleconsulta no Brasil. Experiências de Teleassistência no SUS também foram o apresentadas no debate, abordando a utilização de dispositivos digitais no autocuidado em saúde, com ênfase na saúde mental. As repercussões desse processo no cuidado em saúde, no processo de trabalho, na organização das redes e serviços, e nas políticas, foram objeto de debate e reflexão do Centro de Estudos realizado no dia 14 de setembro.  

O Ceensp contou com as apresentações de Angélica Baptista Silva, pesquisadora da ENSP; Soraia Catapan, da University of Queensland; Gustavo Godoy Magalhães, da Secretaria Municipal de Saúde de Recife-PE; e Paulo Faltay, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O pesquisador da ENSP Eduardo Melo foi o debatedor do Ceensp e a coordenação da mesa ficou a cargo da também pesquisadora da Escola, Mariana Vercesi de Albuquerque.

Confira, abaixo, o Ceensp na íntegra!



Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Vídeos

Galeria Relacionada:
Nenhum comentário para: Teleassistência no SUS: Ceensp está disponível em vídeo