Busca do site
menu

ENSP celebra 68 anos debatendo a construção de uma sociedade sustentável, equânime e democrática

ícone facebook
Publicado em:29/08/2022
Nos dias 5, 8 e 9 de setembro, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz celebrará 68 anos debatendo Que país construiremos? Retomada da agenda civilizatória e reconquista de direitos. A escolha do tema considera as Eleições 2022 como um marco para a reconstrução de uma sociedade mais sustentável, equânime justa e democrática, além do resgate de agendas direcionadas à redução das desigualdades em saúde, ao combate à fome e à violência. Os avanços nas lutas antirracista, pela equidade de gênero, por acessibilidade, diversidade, enfrentamento ao capacitismo, em defesa do SUS e da democracia e a discussão da determinação social da saúde também estarão na pauta durante os três dias de atividades. A programação completa será divulgada em breve, no Informe ENSP.


O tema de 2022 faz parte de uma sucessão de debates a respeito do futuro do Brasil, concebendo a saúde como agente transformador para a superação dos desafios do país. A série de discussões teve início na semana comemorativa dos 67 anos da ENSP, em 2021, cujo tema, Que país será este? Reconstruindo e construindo agendas e trajetórias, promoveu reflexões acerca de um dos momentos de maior crise no país, relacionada às dimensões social, política, ambiental, institucional, cultural, federativa e internacional. Tais ponderações avançarão pelos próximos anos, até o aniversário de 70 anos da ENSP, em 2024, período em que nossa Escola manterá seu firme compromisso de trazer debates sobre os desafios da conjuntura do país pós-eleitoral e pós-pandemia. 

A identidade visual referente ao aniversário de 68 da ENSP dialoga com esse sequenciamento, uma vez que a arte proposta para as comemorações dos 67 anos representava um descolamento/recorte do mapa do Brasil, em virtude do cenário de crise e insatisfação. Agora, com a proximidade das eleições, utilizou-se o mapa do Brasil sendo reconstruído pelos “bonecos” da Logo da ENSP – uma expressiva alusão à possibilidade da retomada coletiva de direitos e de uma agenda civilizatória.

Ação solidária ENSP 68 anos:

A ENSP, em parceria com a Ação Social Solidariedade em Manguinhos, receberá, durante todo o período de comemorações de seu aniversário, doações de leite em pó ou em caixa UHT para fortalecer a luta por segurança alimentar. As doações devem ser depositadas na caixa coletora, disponível no hall dos elevadores (andar térreo do prédio da Escola).

Seja solidário: participe e divulgue esta ação!


Seções Relacionadas:
68 anos ENSP

Nenhum comentário para: ENSP celebra 68 anos debatendo a construção de uma sociedade sustentável, equânime e democrática