Busca do site
menu

Ceensp debaterá saúde digital e os princípios do SUS nesta quarta (24/8)

ícone facebook
Publicado em:24/08/2022

Saúde digital e os princípios do SUS será o tema da próxima edição do Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP, marcado para quarta-feira, 24 de agosto, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo Youtube. O Ceensp será coordenado pelo pesquisador da ENSP, Marcelo Melo, e contará com as apresentações de Marcel Pedroso, pesquisador do Icict/Fiocruz, e Marcelo Fornazin e Ilara Hammerli, ambos pesquisadores da ENSP. Fernando Aith, da Universidade de São Paulo (USP), será o debatedor da atividade que contará com tradução para Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). 

Segundo a coordenação do Ceensp, a digitalização é um fenômeno tecnológico, social e político, e sua aceleração, nos últimos tempos, traz benefícios e facilidades, mas também riscos e problemas. "A saúde - um campo reconhecidamente complexo - tem sido fortemente atravessado por este processo, em diferentes âmbitos, formas e tempos. A saúde digital (denominação  genérica utilizada) enfrenta como alguns dos seus desafios as interfaces complexas envolvendo mercado, estado e a sociedade, bem como sua própria inteligibilidade e graus de transparência ou opacidade associados", destacaram.

Desta forma, a próxima sessão do Ceensp foi construída de maneira interdepartamental na Escola, preocupada especialmente com a saúde digital no SUS. No debate serão abordados  camadas e subtemas sobre o assunto, entre elas: 'Da Saúde Eletrônica à Saúde Digital: nuances conceituais, políticas e instrumentais'; 'Big Data e usos estratégicos das informações'; e 'Democracia, Saúde Digital e Governança'. Participe!


            


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Vídeos

Nenhum comentário para: Ceensp debaterá saúde digital e os princípios do SUS nesta quarta (24/8)