Busca do site
menu

Já se inscreveu na oficina Mais Meninas e Mulheres na ENSP?

ícone facebook
Publicado em:16/08/2022
Por Danielle Monteiro e Tatiane Vargas

Se você é pesquisadora, professora ou estudante em alguma área científica, sabe o quanto é difícil enfrentar os inúmeros desafios em ser mulher e fazer ciência. A desigualdade de gênero está ainda muito presente no acesso e participação no campo. Ser mulher cientista é ter um trabalho de sua autoria citado com muito menos frequência do que o de um homem. É também enfrentar mais dificuldades em ter artigos publicados e ter menor acesso a bolsas concedidas e a colaborações na área, em comparação com os homens.

Que tal falar sobre todas essas dificuldades, perspectivas e trocar experiências com outras mulheres que passam pelo mesmo que você? Nos dias 17 e 18 de agosto, a ENSP vai promover rodas de conversa com trabalhadoras em geral, docentes e discentes da ENSP e de outras unidades da Fiocruz, movimentos sociais e instituições parceiras para uma discussão coletiva sobre as desigualdades de gênero e os desafios de inclusão e participação na ciência. A oficina Mais meninas e mulheres na ENSP/Fiocruz: caminhos para uma ciência emancipatória vai ao encontro dos objetivos do Programa Mulheres e Meninas na Ciência da Fiocruz e vai acontecer na tenda principal (Tenda Bolha), localizada no pátio interno da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (ESPJV/Fiocruz). No dia 17, o evento acontece de 9h às 17h, e, no dia 18, das 9h às 13h. Confira, abaixo, a programação completa.

Segundo a pesquisadora do Claves/ENSP e membro do Comitê Organizador da oficina, Vera Marques, tendo em vista o recrudescimento do conservadorismo no país, a realização da atividade é, acima de tudo, um ato de coragem e resistência das mulheres e meninas da Escola. "Representa não um sopro de vida, mas uma ventania de amor à vida, a uma ciência inovadora e emancipatória, à democracia, à valorização da diversidade, à justiça social e à saúde em seu sentido amplo, de pleno bem-estar", acredita.

- Veja aqui o que a Thaissa, aluna de doutorado da ENSP, falou sobre a oficina!

Mulheres e meninas desempenham papel fundamental nas diversas áreas de pesquisas científicas e tecnológicas. Sua participação no evento é muito importante! 

Inscreva-se aqui e participe! 

Confira, abaixo, a programação completa do evento:


DIA 17/08/22 (quarta-feira)

9h:30 às 10h - Abertura 
Nísia Trindade Lima (Presidente da Fiocruz)
Cristina Araripe (Coordenadora de Divulgação Científica/VPEIC/Fiocruz)
Luciana Dias de Lima (Vice-diretora de Pesquisa e Inovação/ENSP/Fiocruz)
10h às 12h - Rodas de conversa (momento 1)
12h às 13h30 - Almoço
13h30 às 16h30 - Rodas de conversa (momentos 2 e 3)

DIA 18/08/22 (quinta-feira)

9h30 às 12h – Plenária (debate e encaminhamentos)
12h - Coral da Fiocruz

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Já se inscreveu na oficina Mais Meninas e Mulheres na ENSP?