Busca do site
menu

Aula inaugural do curso de especialização em Saúde Pública da ENSP será realizada nesta segunda-feira (8/8)

ícone facebook
Publicado em:05/08/2022
A aula inaugural do curso de especialização em Saúde Pública da ENSP já está com data marcada. Com o tema Formação e prática cotidiana dos sanitaristas: desafios e perspectivas no contexto atual, a atividade será realizada no dia 8 de agosto, às 14h, na sala 410.



Ministrada pela professora Tatiana Wargas, a aula inaugural vai ao encontro do principal objetivo do tradicional curso de especialização em Saúde Pública da Escola: formar sanitaristas implicados com a situação de saúde e com as condições de vida da população, desde a metade do século 20. “Diante das questões que se colocam no cenário político, econômico, social e sanitário no Brasil e no mundo, consideramos o ponto de partida adequado para o diálogo com quem chega no campo. Afinal, como já nos alertava Carlos Gentile de Mello no final dos anos 1970, é dever do sanitarista, em qualquer circunstância, encarar os fatores adversos como um desafio", explicam as coordenadoras da atividade Lenir Nascimento e Karla Costa.

O curso de especialização em Saúde Pública da ENSP visa promover um olhar crítico, reflexivo e abrangente sobre a situação de saúde e o contexto político-social, comprometido com a defesa do direito universal à saúde e do sistema público.

A atividade contribui para a formação de quadros especialistas em saúde pública e representa importante espaço para a formação dos profissionais envolvidos na organização do sistema de saúde e do processo de trabalho em saúde, bem como na redefinição das práticas de saúde.

O curso acompanha a trajetória da política de saúde brasileira desde os anos 1970 e se atualiza mediante as necessidades de formação que se apresentam em cada conjuntura, em especial frente às mudanças ocorridas no quadro social e sanitário, bem como na organização dos sistemas e serviços de saúde.

Além de possibilitar o acesso a conhecimento atualizado sobre os conteúdos abordados, o curso busca uma integração entre teoria e prática, partindo-se do princípio de que o educando é um profissional provido de saberes e de vivências. Sendo sujeitos ativos na produção do conhecimento, o curso busca também propiciar aos educandos um ambiente de aprendizagem em que eles também aprendam entre si.



Nenhum comentário para: Aula inaugural do curso de especialização em Saúde Pública da ENSP será realizada nesta segunda-feira (8/8)