Laboratório de Referência Nacional do Hélio Fraga capacita monitores em Teste Rápido Molecular para Tuberculose
Foi realizado, entre os dias 05 e 07 de julho, no Centro de Referência Professor Hélio Fraga, o treinamento de novos monitores da rede de teste rápido molecular da tuberculose (TRM-TB). Foi organizado pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (CGDR) e pela Coordenação Geral de Laboratório de Saúde Pública (CGLAB), ambas do Ministério da Saúde (MS), e com apoio do Laboratório de Referência Nacional de Tuberculose e Micobacterioses Ângela Maria Werneck (CRPHF/ENSP). Participaram 10 alunos representantes de Laboratórios Centrais de Saúde Pública dos Estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Pará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte e Rondônia. Segundo a chefe do Laboratório de Referência Nacional do Hélio Fraga, Karen Gomes, o TRM-TB é automatizado baseado em PCR em tempo real que, em menos de duas horas, além do diagnóstico da tuberculose, indica também se há resistência à rifampicina, um dos principais antibióticos usados no tratamento da tuberculose.
A linha de testes Xpert baseia-se em uma tecnologia de cartuchos onde ocorre toda a reação de PCR (da extração à detecção). O processo de preparo de amostras é simples, em média de 1 minuto, e o equipamento faz todo restante de forma automatizada, com um tempo de resposta mais rápido comparado às tecnologias convencionais. A incorporação dessa tecnologia para o diagnóstico da TB no SUS foi aprovada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) em setembro de 2013. Em 2014, a aquisição dos equipamentos foi realizada pelo MS, e, em seguida, eles foram doados às Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais formando a Rede de Teste Rápido Molecular da Tuberculose (RTR-TB).
Atualmente, a RTR-TB conta com 257 equipamentos distribuídos em 135 municípios de todas as unidades da Federação. Os cartuchos são adquiridos de maneira centralizada pelo MS e distribuídos aos estados e aos municípios, mensalmente, de acordo com a demanda/solicitação.
Laboratório de Referência Nacional para Tuberculose e Micobacterioses Angela Maria Werneck.
O Laboratório de Referência Nacional para Tuberculose e Micobacterioses Angela Maria Werneck realiza procedimentos laboratoriais como teste de sensibilidade às drogas utilizadas no tratamento da tuberculose e da tuberculose resistente e identificação de micobactérias, além de outros exames bacteriológicos. Está localizado na Estrada de Curicica, 2000, Curicica, Rio de Janeiro – RJ.
Fonte: CRPHF
Seções Relacionadas:
Pesquisa
Pesquisa
Nenhum comentário para: Laboratório de Referência Nacional do Hélio Fraga capacita monitores em Teste Rápido Molecular para Tuberculose
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.