Busca do site
menu

Webinário preparatório para o 2º Simbrastt debate trabalho e saúde como direitos humanos

ícone facebook
Publicado em:30/06/2022



Por Letícia Marçulo 

São inúmeros os novos desafios que se apresentam para a temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Diante das mudanças que vêm tomando forma no campo do trabalho e das tecnologias, o Grupo Temático Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora/ Abrasco organiza o 2º Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora – 2º Simbrastt. Como preparação para o evento, especialistas se reuniram para a realização do seminário, com transmissão ao vivo pela TV Abrasco.

Com a participação dos companheiros da América Latina, Oscar Feo (Professor Titular da Universidade de Carabobo/Venezuela e integrante do GT Saúde Internacional e Soberania Sanitária da CLACSO) e Mauricio Torres Tovar (Professor da Universidade Nacional da Colômbia e GT Saúde e Trabalho da ALAMES) o seminário estendeu o olhar para além das fronteiras do Brasil, analisando as relações entre saúde e trabalho também nos países latinos e sul americanos.

Analisando os efeitos dos avanços tecnológicos no campo da saúde de quem trabalha, Oscar Feo alerta para a importância de debater o futuro que desejamos. “ Dizem que o desenvolvimento tecnológico poderia permitir a construção de uma sociedade mais justa e humana, mas isso não acontece por ele estar a serviço de um modelo civilizatório perverso”, afirma.

Para Mauricio Tovar, a pandemia intensificou algumas tendências do mundo do trabalho, culminando num cenário de maior informalidade, desemprego, trabalhos remotos e jornadas mais longas. “ Com isso, temos um cenário de maior exploração, mais tóxico e que produz uma quantidade maior de efeitos negativos na saúde dos trabalhadores”, garante.

O evento contou com a coordenação de Fatima Sueli Neto Ribeiro (Professora Associada da UERJ) e Maria Juliana Moura Correa ( Pesquisadora associada Cesteh/Ensp/Fiocruz). A abertura ficou por conta de Cristina Strauzz ( Coordenadora do GT Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora/ Abrasco e Coordenadora do coordenadora do Simbrastt).

Assista na TV Abrasco



Fonte: ABRASCO
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz

Nenhum comentário para: Webinário preparatório para o 2º Simbrastt debate trabalho e saúde como direitos humanos