Busca do site
menu

Nesta quarta: ENSP debate o PNI, cobertura vacinal e o risco de reintrodução de doenças erradicadas

ícone facebook
Publicado em:21/06/2022
Na próxima quarta-feira, 22 de junho, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos da ENSP debaterá o Programa Nacional de Imunização (PNI), a situação das coberturas vacinais e o risco de reintrodução de doenças já erradicadas. A atividade será transmitida, ao vivo, no canal da ENSP no YouTube, a partir das 14 horas, e contará com tradução para Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).


De acordo com o coordenador do evento, o pesquisador do Departamento de Epidemiologia da ENSP, Luiz Antonio Bastos Camacho, o Programa Nacional de Imunizações (PNI), estabelecido em 1973, é reconhecido em todo o mundo como um dos mais completos e bem-sucedidos programas de prevenção, controle e erradicação de doenças imunopreveníveis. As altas coberturas alcançadas e sustentadas de modo homogêneo ao longo de décadas possibilitou a eliminação e controle de doenças como o tétano neonatal, sarampo, rubéola e poliomielite. 

A partir de 2016, segundo Camacho, as coberturas vacinais apresentaram tendência constante de declínio, além de heterogêneas, criando bolsões de suscetíveis em todas as regiões do país. “A reintrodução do vírus do sarampo, em 2018, e seu espalhamento por diversos estados, evidencia a vulnerabilidade da população em relação a doenças controladas e erradicadas. As baixas coberturas vacinais favorecem a transmissão continuada de agentes patógenos já erradicados, como o poliovirus e o vírus do sarampo”, advertiu Camacho.

Para discutir o tema, o Ceensp contará com a participação da representante do Ministério da Saúde, Francieli Fontana Sutile Tardetti Fantinato; da representante da Opas/OMS, Lely Guzmán; da pesquisadora de Bio-manguinhos/Fiocruz, Maria de Lourdes de Sousa Maia; e do pesquisador do Departamento de Epidemiologia da ENSP, Fernando Verani.

Participe pelo canal da ENSP no YouTube.


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Vídeos

Nenhum comentário para: Nesta quarta: ENSP debate o PNI, cobertura vacinal e o risco de reintrodução de doenças erradicadas