Nota de falecimento: Carlos Eduardo Pires Grault Vianna
Pesquisador Titular da ENSP, Carlos Eduardo estava na Fundação desde 1984 e foi coordenador de Laboratórios da Ensp. Chefiou o Departamento de Ciências Biológicas (DCB) e também coordenou o Laboratório de Esquistossomose do DCB.
"Reconhecido pelo trabalho como pesquisador, Carlos foi um grande amigo e companheiro exemplar na defesa da democracia institucional e na luta por uma sociedade mais justa. Lamento muito e estamos todos tristes com a sua partida. Seguimos com as lembranças das Lutas juntos", lamentou Marco Menezes, diretor da ENSP/Fiocruz.
Graduado em Biologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1980), tinha mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Medicina Tropical pela London School e Instituto Oswaldo Cruz (IOC) (2013).
Com vasta experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia Humana, atuou principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia e controle da esquistossomose, biologia e dinâmica populacional dos moluscos hospedeiros intermediários da esquistossomose.
Nos últimos cinco anos atuou como assessor da VPPCB, muitas vezes representando o vice-presidente e estreitando relações institucionais, fortalecendo a representatividade da Fiocruz em parcerias nacionais e internacionais, como em projetos em conjunto com a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (SVS/MS), parcerias com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e iniciativas do Fundo Newton e Queen Mary University of London.
Conhecido por seus amigos, colegas de trabalho, colaboradores e alunos como uma pessoa generosa e visionária, Eduardo Grault não será sempre lembrado apenas por sua excelência como Pesquisador e Professor, mas especialmente por sua animação, integridade e visão de futuro, acreditando sempre na capacidade do próximo. Ele sempre inspirou a todos com quem convivia.
Carlos Eduardo tinha 67 anos e foi vítima de um Acidente Vascular Cerrebral (AVC). Ele deixa a esposa Silvana, dois filhos e duas enteadas.
CEMITÉRIO : MEMORIAL DO CARMO
Data: 13/06/2022 - Segunda-feira
Endereço: Rua Monsenhor Manuel Gomes, 287 - Cajú, Rio de Janeiro
Capela: 2
Velório à partir de 14:00
Sepultamento às 16:00
Seções Relacionadas:
Aviso
Aviso
Nenhum comentário para: Nota de falecimento: Carlos Eduardo Pires Grault Vianna
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



