Busca do site
menu

Nota de falecimento: Carlos Eduardo Pires Grault Vianna

ícone facebook
Publicado em:13/06/2022
 A Presidência da Fiocruz e a Direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca comunicam - com profundo pesar e consternação - o falecimento, neste domingo, dia 12 de junho, do Dr. Carlos Eduardo Pires Grault Vianna, assessor da Vice-presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB). O velório será realizado nesta segunda-feira 13 de junho, no Memorial do Carmo, a partir das 14 horas, na Capela 2.

Pesquisador Titular da ENSP, Carlos Eduardo estava na Fundação desde 1984 e foi coordenador de Laboratórios da Ensp. Chefiou o Departamento de Ciências Biológicas (DCB) e também coordenou o Laboratório de Esquistossomose do DCB.

"Reconhecido pelo trabalho como pesquisador, Carlos foi um grande amigo e companheiro exemplar na defesa da democracia institucional e na luta por uma sociedade mais justa. Lamento muito e estamos todos tristes com a sua partida. Seguimos com as lembranças das Lutas juntos", lamentou Marco Menezes, diretor da ENSP/Fiocruz.

Graduado em Biologia pelo Centro Universitário Celso Lisboa (1980), tinha mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Medicina Tropical pela London School e Instituto Oswaldo Cruz (IOC) (2013).
 
Com vasta experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia Humana, atuou principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia e controle da esquistossomose, biologia e dinâmica populacional dos moluscos hospedeiros intermediários da esquistossomose.
 
Nos últimos cinco anos atuou como assessor da VPPCB, muitas vezes representando o vice-presidente e estreitando relações institucionais, fortalecendo a representatividade da Fiocruz em parcerias nacionais e internacionais, como em projetos em conjunto com a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (SVS/MS), parcerias com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e iniciativas do Fundo Newton e Queen Mary University of London.
 
Conhecido por seus amigos, colegas de trabalho, colaboradores e alunos como uma pessoa generosa e visionária, Eduardo Grault não será sempre lembrado apenas por sua excelência como Pesquisador e Professor, mas especialmente por sua animação, integridade e visão de futuro, acreditando sempre na capacidade do próximo. Ele sempre inspirou a todos com quem convivia.
 
Carlos Eduardo tinha 67 anos e foi vítima de um Acidente Vascular Cerrebral (AVC). Ele deixa a esposa Silvana, dois filhos e duas enteadas.
 
CEMITÉRIO : MEMORIAL DO  CARMO
Data: 13/06/2022 - Segunda-feira
Endereço: Rua Monsenhor Manuel Gomes, 287 - Cajú, Rio de Janeiro
Capela: 2
Velório à partir de 14:00
Sepultamento às 16:00

Seções Relacionadas:
Aviso

Nenhum comentário para: Nota de falecimento: Carlos Eduardo Pires Grault Vianna