Busca do site
menu

ENSP institui novo Núcleo de Ciência Aberta

ícone facebook
Publicado em:03/06/2022

A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) instituiu recentemente seu novo Núcleo de Ciência Aberta (NCA). Vinculado à Vice-Direção de Pesquisa e Inovação da ENSP, o NCA, é responsável pela implementação e monitoramento das Políticas de Acesso Aberto ao Conhecimento e Ciência Aberta da Fiocruz, no âmbito da Escola. Cabe ao NCA, por exemplo, estabelecer diretrizes para a organização dos processos de arquivamento da produção técnico-científica da ENSP nos repositórios oficiais da Fiocruz, articulando os diferentes setores envolvidos. 

O NCA foi criado em substituição ao Núcleo de Acesso Aberto ao Conhecimento (NAAC), em conformidade com a política institucional de Acesso Aberto da Fiocruz e suas normativas. De acordo com o coordenador do NCA e pesquisador da ENSP, Leonardo Castro, o Núcleo busca contribuir para disseminação e aperfeiçoamento das Políticas de Acesso Aberto ao Conhecimento e Ciência Aberta da Fiocruz, no âmbito da Escola, em colaboração com as instâncias de governança e coordenação.

Segundo a Vice-diretora de Pesquisa e Inovação, Luciana Dias Lima, a institucionalização do Núcleo de Ciência Aberta amplia a configuração e as atribuições do antigo Núcleo de Ciência Aberta ao Conhecimento que atuava na ENSP desde 2014. Atualmente, o NCA conta com representação formal de órgãos e setores diversos da ENSP, incluindo CEP, Cadernos de Saúde Pública, e Coordenações de Pesquisa dos Departamentos e Centros. 

Para o coordenador do Núcleo, sua criação representa um passo importante na implementação da política institucional de Acesso Aberto e Ciência Aberta na ENSP e na própria Fiocruz, mas ainda há um longo caminho a percorrer.  Segundo ele, é fundamental que os princípios e valores que orientam a política - parte de um grande movimento internacional que reúne pesquisadores de diversos países - sejam compreendidos e incorporados às práticas de pesquisa na Escola e na Fiocruz.

"Isso significa ir além do arquivamento da produção técnico-científica nos repositórios oficiais, pois essa é somente a parte mais visível do processo no momento atual. O arquivamento não pode ser visto como um estorvo ou mais uma rotina burocrática. Precisamos trabalhar na evolução das plataformas e na automatização de funções. Nosso intuito é trabalhar junto com a Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC) e o Comitê Gestor do Arca nessa direção”, destacou Castro. 

O Núcleo de Ciência Aberta é uma instância colegiada de caráter executivo e sua composição conta com representantes de diversos órgãos e setores da ENSP. Em seu Regimento Interno, estão descritos os integrantes do núcleo, suas atribuições e competências. O documento está disponível no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). 

Ceensp debaterá desafios da ciência aberta no Brasil

Com o objetivo de debater os desafios da Ciência Aberta no Brasil, o NCA organizará, no dia 8 de junho, o Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcelos que abordará o arcabouço normativo e o acesso à informação. O Ceensp será transmitido pelo canal da ENSP no Youtube, às 14 horas, e contará com tradução para Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). Os palestrantes serão o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Alan Rocha; a diretora executiva do Open Knowledge Brasil, Fernanda Campagnucci; e o pesquisador do Centro de Pesquisas em Direito Sanitário (Cepedisa), Matheus Zuliane Falcão.


*Crédito foto de capa: Fiocruz

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa

Nenhum comentário para: ENSP institui novo Núcleo de Ciência Aberta