Busca do site
menu

Dia Mundial da Saúde: Conferência Livre defende a importância da saúde pública e universal

ícone facebook
Publicado em:07/04/2022

Nesta quinta-feira, 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, será o lançamento da Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022. O objetivo do evento é chamar a atenção para a importância de uma saúde pública e universal. Toda sociedade brasileira está convidada a participar do ato de lançamento da Conferência, às 17 horas, com transmissão pela TV Abrasco

Organizada pela Frente pela Vida, em parceria com a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e outras entidades científicas e sindicais, além de movimentos sociais e populares, a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 é preparatória a 17ª Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), que acontecerá em 2023. A Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 acontecerá em 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde. De abril a agosto outras iniciativas serão realizadas preparatórias à Conferencia Livre. 

Segundo Rosana Onocko, presidente da Abrasco, a pandemia de Covid-19 colocou o Sistema Único de Saúde (SUS) no centro das atenções com todas as suas conquistas e fortalezas, além de todos os desafios. Para ela, a Conferência Nacional Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 é o momento de unir esforços para fortalecer o SUS e exigir investimentos para superar as desigualdades e as dificuldades em saúde. “O SUS cabe no Brasil. O Brasil precisa do SUS. E o SUS precisa do apoio do povo brasileiro. Venham se juntar a nós”, reforça Rosana, convidando toda sociedade para participar do ato de lançamento da Conferência Livre, hoje, dia 7 de abril, às 17 horas. 

A presidente da Abrasco defende que o momento da Conferência Livre não poderia ser outro, pois a população reconhece a importância do SUS no enfrentamento da pandemia da Covid-19, mesmo descapitalizado pelo Teto de Gastos (Emenda Constitucional 95) e atacado por setores políticos e econômicos que entendem a saúde apenas como mercadoria.

ENSP na defesa da saúde coletiva

O diretor da ENSP, Marco Menezes, lembra que o 7 de abril marca o primeiro ato de uma série de mobilizações, lideradas por entidades que defendem a saúde coletiva, movimentos, gestores da saúde e políticos de todo o país voltadas para o fortalecimento do SUS, e que se estenderão até 5 de agosto, data de início da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde e Dia Nacional da Saúde.

“Teremos uma série compromissos em defesa da democracia e do SUS, a partir da construção e da reconstrução de agendas e trajetórias para o futuro do país”, afirmou Menezes destacando que a Conferência Livre será uma atividade preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em 2023. 

Dia Mundial da Saúde 2022

Sobre o tema Dia Mundial da Saúde em 2022 (Nosso planeta, nossa saúde), o diretor da ENSP afirmou que o mundo vive um momento particular da sua história, onde a Saúde Pública nunca esteve tão evidente, em razão da pandemia de Covid-19, somada às crises sociais, climáticas, econômicas e políticas que estão sendo vivenciadas em todo o planeta, com severos impactos na saúde de indivíduos e grupos, principalmente os mais vulneráveis.

“A crise climática gera profundas mudanças na dinâmica social, produzindo insegurança alimentar, migração forçada e comprometendo a saúde e a qualidade de vida de um grande contingente da população mundial. O deslocamento forçado, seja causado pela crise climática, fome ou conflito armado, gera impactos significativos nos sistemas de saúde de todo o planeta. E, claro, esses impactos atingem populações e países de forma desigual, o que exige a construção de um novo pacto sociossanitário para enfrentá-los”, afirmou Marco Menezes lembrando que a aula inaugural da ENSP em 2022 discutirá o tema Panorama e perspectivas para a segurança e soberania alimentar no Brasil: Por que voltamos ao mapa da fome?, com palestra do professor Renato Maluf.

Leia mais sobre a aula inaugural da ENSP. 


OMS reforça: Nosso planeta, nossa saúde!

Para chamar a atenção do mundo, este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou a campanha “Nosso planeta, nossa saúde”, que dialoga com a crise sanitária causada pela Covid-19. A campanha traz os seguintes questionamentos para a reflexão:

Somos capazes de reimaginar um mundo onde ar limpo, água e comida estejam disponíveis para todos?
Onde as economias estão focadas na saúde e no bem-estar?
Onde as cidades são habitáveis e as pessoas têm controle sobre sua saúde e a saúde do planeta?

*Com informações da Abrasco.


Nenhum comentário para: Dia Mundial da Saúde: Conferência Livre defende a importância da saúde pública e universal