Roda de Conversa debate cultura e saúde mental em Manguinhos
A primeira edição da Roda de Conversa foi realizada no dia 5 de fevereiro e teve a participação das estratégias culturais Pac’stão, Rede Casa Viva, Periódico O Manguinho, Coletivo Mulheres do Vento, Experimentalismo Brabo e Favela Bilingue. Em sua segunda edição, realizada dia 18 de fevereiro, o evento contou com a presença de representantes de cinco iniciativas culturais: Ballet de Manguinhos, Colônia de Férias do Mandela, Slam Manguinhos, Biblioteca Cada Viva e Projeto Recriando Manguinhos.
Os eventos tiveram a apresentação do professor da QMUL e diretor artístico do PPP Paul Heritage, do coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (LAPS) Paulo Amarante, da pesquisadora do LAPS, Ana Paula Guljor e do produtor cultural do território Luiz Soares.
Nas duas oportunidades os produtores culturais falaram sobre os projetos em que atuam, suas trajetórias e ações, e debateram a importância da cultura para a saúde mental dos moradores de Manguinhos. Também foram discutidos fatores limitadores e facilitadores para a criação, continuação ou ampliação de iniciativas culturais em territórios de favela.
A primeira e segunda edição da Roda de Conversa foram transmitidas pelo canal do PPP no Youtube e podem ser assistidas através dos links Roda de Conversa: Estratégias Culturais em Manguinhos e Roda de Conversa: Estratégias Culturais.
As Rodas de Conversa: Fazendo Cultura em Manguinhos fazem parte do projeto de pesquisa “Estratégias culturais como alternativas de inclusão social de populações vulneráveis no campo das políticas públicas sobre transtornos mentais e drogas: estudo de caso na comunidade de Manguinhos” desenvolvido em parceria pela LAPS/Fiocruz, FGV e QMUL.
Coordenado pelo professor e pesquisador Paulo Amarante, o projeto visa investigar iniciativas socioculturais para compreender as relações entre experiências socioculturais, cuidado e a inclusão social de populações vulneráveis em sofrimento psíquico como estratégia para construção de políticas públicas. Para isso estão sendo identificados projetos culturais, coletivos e individuais, que atuam a partir da mobilização social e artístico-cultural em Manguinhos e promovem o bem estar dos moradores da Comunidade, fortalecendo o entendimento ampliado de Saúde Mental. Além das Rodas de conversa, o projeto de pesquisa terá como resultado um catálogo dessas iniciativas.
Serviço:
Roda de Conversa: Fazendo Cultura em Manguinhos
Data: 25/02
Horário: 14 às 17 horas
Gratuito
Nenhum comentário para: Roda de Conversa debate cultura e saúde mental em Manguinhos
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



