Busca do site
menu

Evento do Neepes/ENSP discute propostas para uma ecologia de saberes

ícone facebook
Publicado em:15/02/2022
Nesta quarta-feira (16/2), às 9h, o Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde da ENSP (Neepes/ENSP/Fiocruz) promoverá o debate “Ecologias de saberes: dimensões filosóficas e epistemológicas para a produção de conhecimentos”. A atividade é aberta ao público acadêmico em geral e irá aprofundar as bases filosóficas e epistemológicas da proposta conceitual e metodológica em torno de uma ecologia de saberes. A iniciativa faz parte do curso internacional “A saúde coletiva em diálogo com as epistemologias do Sul” (EdS), uma síntese da obra de Boaventura de Sousa Santos e sua equipe no CES/Coimbra. A atividade será transmitida pelo Canal do Youtube da VideoSaude Fiocruz.


O pesquisador Marcelo Firpo Porto, coordenador do (Neepes/ENSP/Fiocruz), e os professores João Arriscado Nunes e Bruno Sena Martins, ambos do Centro de Estudos Sociais (CES/Univ. Coimbra), serão os palestrantes do evento.

As EdS apresentam-se como um pensamento alternativo de alternativas para repensar bases teóricas e metodológicas de emancipação social voltada à transição paradigmática diante da crise civilizatória da modernidade eurocêntrica envolvendo três eixos sistêmicos (capitalista, colonial e patriarcal) de opressão. A proposta de uma ecologia de saberes busca avançar nos critérios de qualidade para a produção de conhecimentos que favoreçam processos dialógicos, colaborativos e não extrativistas junto às lutas de comunidades e movimentos sociais do Sul Global.

“Na interface com a saúde coletiva, destacam-se as lutas por saúde, dignidade e direitos territoriais por parte de populações vulnerabilizadas que enfrentam exclusões radicais em sua dimensão ontológica, ou seja, por suas formas de ser, conhecer e se relacionar com a natureza e a coletividade. Fazem parte as diversas lutas sociais envolvendo violências e racismos contra populações indígenas, negras e de matriz africana, camponesas, mulheres, população LGBTI+ e moradores de periferias. Portanto, o debate busca contribuir para o reinventar e descolonizar as bases conceituais e metodológicas da saúde coletiva em tempos de crise(s)”, destacou Marcelo Firpo.

Serviço
Ecologias de saberes: dimensões filosóficas e epistemológicas para a produção de conhecimentos
Data:16/02/2022, Quarta-feira, das 9:00 às 12:00 hs

Palestrantes:
Marcelo Firpo Porto – Coordenador do Núcleo Ecologias, Epistemologias e Promoção Emancipatória da Saúde (Neepes/ENSP/Fiocruz)
João Arriscado Nunes – Centro de Estudos Sociais (CES/Univ. Coimbra)
Bruno Sena Martins - Centro de Estudos Sociais (CES/Univ. Coimbra)

Link do evento - https://youtu.be/xhIzuF9k2HQ  (Canal Youtube do VideoSaude – Fiocruz)
OBS: Perguntas poderão ser feitas aos palestrantes pelo chat da transmissão

Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Evento do Neepes/ENSP discute propostas para uma ecologia de saberes