Projeto Respiro: 5ª edição do Fórum Vivo Respiro acontecerá na terça-feira (14/12)
Na 5ª edição do Fórum Vivo Respiro, o tema é Da crise à encruzilhada: (re)existir no trabalho e na vida. Construindo possibilidades. Vamos sonhar juntos? e para refletir sobre essa questão, fortalecer o espaço de acolhimento e troca entre os trabalhadores da saúde e a comunidade, celebrar o último encontro do ano e construir coletivamente possibilidades para o futuro em tempos de pandemia, o encontro irá reunir trabalhadores e trabalhadoras da saúde, parceiros e interlocutores do Respiro numa conversa online, que será realizada na terça-feira (14/12). As inscrições já estão abertas e vão até segunda-feira (13/12).
“Ao falarmos em encruzilhada, recorremos à Luiz António Simas. O autor nos lembra que encruzilhada não é um labirinto é um ponto de chegada, lugar do extraordinário, lugar do encontro com o outro”, explica Eliane Vianna, coordenadora do Projeto Respiro e pesquisadora do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). “Assim, a encruzilhada aparece como uma solução, pois ali nos olhamos, não nos perdemos ou nos diluímos. Na encruzilhada nós nos encontramos”, complementa.
“É com esse pano de fundo que pretendemos encerrar o último Fórum, encontrando caminhos para que juntos possamos imaginar um sonho acordado e coletivo, essa é a chance de alargar horizontes possíveis”, adianta Monica Vieira, também coordenadora do Respiro e pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).
O Fórum Vivo integra as atividades de campo do Projeto Respiro e tem o propósito de dialogar e trocar experiências e vivências a partir da contextualização realizada pelos convidados e pelos participantes do evento.
O Projeto Respiro
O Projeto Respiro nasceu com a proposta de compreender e atuar sobre as penosidades do trabalho em saúde diante da Covid-19. O Projeto, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio do Programa Inova – Edital Covid 19, é coordenado pelas pesquisadoras Monica Vieira, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), e Eliane Vianna, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), estando vinculado ao Laboratório do Trabalho e da Educação Profissional em Saúde (Lateps) e ao Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF).
As partilhas são realizadas em ambiente online para todos os trabalhadores interessados e no campus da Fiocruz para os trabalhadores da instituição. São rodas de conversa e cuidado conduzidas pelos pesquisadores que, por meio de práticas integrativas, visam a construção de caminhos de escuta e cura com os trabalhadores. Os Fóruns vivos, sempre temáticos e mensais, aberto aos inscritos e realizado a partir das demandas formativas e coletivas de trabalhadores da saúde.
Clique aqui para se inscrever. Ao preencher o formulário, em breve, você receberá no e-mail cadastrado o link para acessar a sala virtual. A todos aqueles que solicitarem, será emitida Declaração de Participação.
Sessões Científicas



