Busca do site
menu

Presidente da Fiocruz recebe a Legião de Honra da França

ícone facebook
Publicado em:03/09/2021
Ricardo Valverde

Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima foi condecorada, nesta quarta-feira (1º/9), com o grau de Cavaleira da Ordem Nacional da Legião de Honra da França (Ordre National de la Légion d'Honneur). A honraria foi concedida em reconhecimento à atuação da presidente da Fundação nas áreas da Ciência e da Saúde, em particular pelas ações da instituição no enfrentamento da pandemia de Covid-19. A cerimônia, ocorrida na Praça Pasteur, no campus de Manguinhos da Fiocruz, no Rio de Janeiro, foi restrita a poucos convidados, que seguiram protocolos de distanciamento social. A comenda foi entregue pela embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet. A representante da França afirmou que foi “um prazer promover a homenagem nesta praça que é um símbolo da amizade e parceria entre os dois países”. Brigitte elogiou o “excepcional e admirável papel da Fiocruz no enfrentamento da crise sanitária, liderado por sua presidente”. A comenda foi instituída em 1802 por Napoleão Bonaparte e é a mais alta distinção da França, concedida pelo chefe de Estado a personalidades que se destacam por suas atividades no cenário global.

O evento, realizado ao ar livre, contou com a participação virtual do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. De seu gabinete, em Brasília, ele saudou as virtudes da presidente Nísia e disse que ela tem “um brilhante currículo e uma trajetória acadêmica sólida. A homenagem é o corolário de uma vida inteira dedicada à ciência e à saúde. Nísia é socióloga, mas se tornou uma profissional de saúde honorária, por toda sua dedicação e empenho e por estar à frente de uma instituição que tem prestado grandes contribuições ao país na luta contra a pandemia”.

Queiroga listou como destaques da Fiocruz a produção da vacina contra a Covid-19, a fabricação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no Brasil, as ações de testagem, de assistência e pesquisa clínica e o fortalecimento do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (Ceis). “Nísia merece todas as homenagens e envio um abraço em nome do governo federal. Vamos continuar a trabalhar juntos”.

Clique aqui e leia a matéria na íntegra. 


Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

Nenhum comentário para: Presidente da Fiocruz recebe a Legião de Honra da França