Busca do site
menu

"É necessário rediscutirmos a agroecologia como um caminho pós-Covid-19", afirma economista do Incra

ícone facebook
Publicado em:28/07/2021
No Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho, O ‘Informe ENSP’ traz o texto do professor e economista do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Gustavo Noronha, para o blog do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz). Noronha aponta que é necessário rediscutirmos a agroecologia como um caminho pós-covid-19 e pensar uma outra política para o campo. 

No texto, ele destaca a importância de se assegurar o financiamento público “de forma que possamos construir um modelo de agricultura sustentável, ancorado na reforma agrária, na produção tecnológica, na biotecnologia e na incorporação de algumas inovações da indústria 4.0”. O economista faz um breve histórico do debate sobre a reforma agrária no Brasil, defendendo a construção de um modelo de agricultura sustentável num futuro pós-pandemia.



Dia do Agricultor

O Dia do Agricultor é comemorado anualmente em 28 de julho. A data homenageia os profissionais que trabalham com o cultivo de "produtos da terra", como frutas, hortaliças e vegetais. O agricultor é um dos principais motores da economia nacional, responsável por produzir alguns dos bens essenciais para o sustento do país.

Origem do Dia do Agricultor

O Dia do Agricultor foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860, por Dom Pedro II. O presidente Juscelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.

Fonte: Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz)

Nenhum comentário para: "É necessário rediscutirmos a agroecologia como um caminho pós-Covid-19", afirma economista do Incra