Busca do site
menu

Densp celebra 30 anos com evento sobre trajetória de Samuel Pessoa

ícone facebook
Publicado em:12/05/2021
O ano era 1984. Na época, se organizava na ENSP o Programa de Epidemiologia e Controle de Endemias, locus interdepartamental, que reuniu pesquisadores, docentes e alunos das áreas de Epidemiologia e Ciências biológicas e sociais em torno do estudo da determinação e controle das grandes endemias. Como fruto da iniciativa, nascia, em junho de 1991, o Núcleo de Doenças Endêmicas Samuel Pessoa (Nensp), que consagrou pesquisadores dos departamentos de Epidemiologia e de Ciências Biológicas da Escola.

O núcleo escolheu seu nome em homenagem ao médico parasitologista e sanitarista Samuel Barnsley Pessoa, precursor no início do século 20 da discussão sobre a determinação social dos processos de saúde e doença no Brasil. Para o sanitarista, o conhecimento e o enfrentamento das doenças parasitárias tinham correlação com vários determinantes estruturais, como as condições de vida do homem no campo, a relação entre latifúndio, doenças e as precárias relações de trabalho nas áreas rurais. Ao trazer uma nova visão sobre os processos de saúde e doença, Pessoa deu grande contribuição à construção de um projeto de transformação da sociedade brasileira. 

Em março de 1993, o Nensp ganhava autonomia administrativa, sendo alçado à estrutura departamental, tornando-se, assim, o Departamento de Endemias Samuel Pessoa (Densp/ENSP). Ao longo de seus 30 anos, o Densp vem atuando nos campos de Ensino e Pesquisa, por meio de diferentes grupos, distribuídos entre as áreas de Vigilância em Saúde; Educação Popular e Construção Compartilhada do Conhecimento; Saúde dos Povos Indígenas; Avaliação de Programas de Controle de Processos Endêmicos; Paleopatologia; Saúde Ambiental e Ecologia; e Geoprocessamento em Saúde e Modelagem Espacial Dinâmica aplicada à Vigilância.

Para celebrar essa longa trajetória, o Densp/ENSP vai promover, nesta quinta-feira (13/05), às 14h, no canal da ENSP no Youtube, o próximo Centro de Estudos Miguel Murat de Vasconcellos da ENSP (Ceensp), com o tema A Atualidade dos Ensaios Médicos Sociais de Samuel Pessoa no Brasil Contemporâneo.

O evento pretende discutir e refletir sobre a trajetória do médico parasitologista e sanitarista, que deu contribuições fundamentais para o campo da Saúde Pública no país no século 20. Ensaios Médicos Sociais, livro de sua autoria, publicado originalmente em 1960, é reconhecido até hoje por advogar perspectivas científicas e políticas em Saúde, que priorizam questões intimamente ligadas às determinações sociais, incluindo as relações entre estrutura agrária e endemias rurais, além de outros temas atuais. No encontro, a partir de diferentes perspectivas, serão abordadas a trajetória e a obra de Pessoa em contexto histórico, relacionando-as aos desafios da saúde no Brasil contemporâneo. 

Coordenado pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, o encontro vai contar com a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, o pesquisador aposentado do Densp e docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP, Carlos Coimbra, e da pesquisadora aposentada do Densp e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da ENSP, Elizabeth dos Santos. A abertura será proferida pela pesquisadora e chefe do Densp, Gisela Cardoso.


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos Sessões Científicas

Nenhum comentário para: Densp celebra 30 anos com evento sobre trajetória de Samuel Pessoa