Busca do site
menu

ENSP divulga primeira fase da vacinação para covid-19

ícone facebook
Publicado em:25/01/2021
A direção da ENSP agradece o compromisso e o empenho dos trabalhadores e trabalhadoras do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF), e do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh) no enfrentamento da pandemia da covid-19. 

As unidades assistenciais - conforme seu perfil - se reorganizaram para dar continuidade ao cuidado direcionado aos usuários dos serviços de saúde e se engajaram em atividades específicas no âmbito do controle desta grave doença, conforme expresso nos Planos de Contingência ENSP (março e junho de 2020).

Parte dessas atividades foram organizadas de forma integrada entre os Centros. O Plano de Convivência, ora vigente, apresenta outras orientações e reafirma a defesa da vida como princípio das nossas ações, mantendo o espírito de solidariedade e cooperação institucional.

A direção da ENSP enfatiza que tem estabelecido diuturnamente interlocução com as representações dos Centros no sentido de compartilhar a complexidade e os desafios presentes na organização desta campanha de vacinação. A direção está sensível e atenta ao cumprimento das etapas estabelecidas no Plano interno de Imunização, com vistas ao acesso da vacina para todos trabalhadores de saúde, além de acolher as sugestões e indicações que sejam necessárias para a melhoria dessa organização. 

A direção reafirma o compromisso de vacinar nossos profissionais de saúde para um retorno ao trabalho saudável com vistas a atender a população em todos os níveis. O CD ENSP está sendo constantemente atualizado com as informações sobre a imunização em curso e sobre a definição das diferentes fases do processo de vacinação, que são dinâmicas. Além disso, é importante sinalizar que a Coordenadoria de Comunicação Social, da Fiocruz,  é a instância responsável por compartilhar as informações detalhadas do desenvolvimento da campanha na Fundação.

Critérios para vacinação

Em 16 de dezembro de 2020, o governo federal divulgou o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação de imunização contra covid-19, estabelecendo grupos prioritários para acesso à vacina, dividido em três fases de execução previstas até o final de 2021. Em 17 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial de lotes específicos de dois produtos vacinais: Coronvac ®Instituto Butantan - 6 milhões de doses, Oxford/AZ/Fiocruz - 2 milhões de doses

No dia seguinte, o Ministério da Saúde publicou o Informe Técnico para a organização da Campanha Nacional contra a covid-19 para atender a primeira fase do Plano, contemplando portanto, os seguintes grupos:

-Trabalhadores da saúde da saúde;
- Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas);
- Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em Residências Inclusivas (institucionalizadas);
- População indígena vivendo em terras indígenas.

Critérios de escalonamento para primeira fase da vacinação

Diante das doses disponíveis para distribuição inicial às Unidades Federativas e a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional. Assim, recomenda-se a seguinte ordem para vacinação dos trabalhadores da saúde conforme disponibilidade de doses, sendo facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local. Os critérios, descritos abaixo, foram estabelecidos no Informe Técnico do Ministério da Saúde.

- Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para as 6 milhões de doses;
- Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos e de Residências Inclusivas (Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva para jovens e adultos com deficiência);
- Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19;
- Demais trabalhadores de saúde.

É importante esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas. Ressalta-se ainda que as especificidades e particularidades regionais serão discutidas na esfera bipartite (entre Estado e município).

Vacinação na ENSP

No dia 20 de janeiro de 2021, a ENSP recebeu 240 doses de vacina da Coordenação de Área Programática 3.1 (CAP), baseado no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES) desta unidade. Entre os dias 20 e 21 de janeiro, foram vacinados os trabalhadores seguindo os critérios estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, nos quais os trabalhadores das clinicas da família foram contemplados, incluindo os profissionais em trabalho remoto para um retorno e atendimento da população do território de Manguinhos. 

A Fiocruz também incluiu neste momento trabalhadores envolvidos na testagem RT PCR, especificamente o grupo que coletava o swab. No total foram aplicadas 183 doses, contemplando a equipe de saúde do CSEGSF e seis trabalhadores da coleta de testagem da ENSP. Foram vacinados também, boa parte da equipe de limpeza e equipe de recepção/portaria do Centro de Saúde.  

Vacinação na Fiocruz

A Fiocruz, como em qualquer campanha de vacinação, deve seguir as orientações do Plano Nacional do Ministério da Saúde e das Secretarias Municipais de Saúde onde estão localizadas suas sedes locais. No dia 18 de janeiro, a Fundação organizou reunião para planejamento interno, tendo como referência o Informe Técnico do Ministério da Saúde, e no dia 19 de janeiro, foi apresentada uma proposta do Plano, cuja versão final será divulgada em breve pela Presidência. 

+ Leia Mais: Covid-19: Fiocruz inicia vacinação de trabalhadores

Durante o CD ENSP foram dadas informações centrais sobre a imunização na Fundação. Conforme recomendado na reunião do dia 18 de janeiro, a ENSP enviou para a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) a relação dos trabalhadores das suas unidades assistenciais enviada pelas chefias de cada Centro e conforme a quantidade de doses que seriam recebidas já havia uma perspectiva do refinamento de escalonamento interno, considerando as áreas prioritárias de assistência que trabalham diretamente com a covid-19 e o reforço da Atenção Primária à Saúde (APS).

Leia também:



Nenhum comentário para: ENSP divulga primeira fase da vacinação para covid-19