Conheça as ações do Grupo de Trabalho Água e Saneamento da Fiocruz
O Grupo de Trabalho Água e Saneamento da Fiocruz lançou um informe sobre suas diversas ações no combate aos desafios no campo da Água e Saúde no Brasil. “O GT vem cumprindo um papel fundamental na Fiocruz, por meio do compartilhamento dos conhecimentos de pesquisadores das diversas unidades técnico-científicas, para a construção de posicionamentos comuns e ações internas e externas que contribuem com a missão institucional da Fiocruz e que têm como objetivo o direito à saúde e à cidadania”, destaca o documento. Entre as iniciativas destacadas, estão a participação no processo de consulta pública da revisão da Norma de Potabilidade da Água do Brasil, que define procedimentos de controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade; a assinatura de cooperação entre a Fiocruz e o Ministério Público do Estado Rio de Janeiro, com vistas à garantia dos direitos ao saneamento e a promoção da saúde; e a subscrição da Carta Aberta do Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento, que demanda a implementação de medidas emergenciais relativas ao saneamento e acesso à água para reduzir os impactos da crise nos segmentos mais pobres e vulneráveis da população.
Formado por pesquisadores, especialistas e servidores da Fiocruz que atuam em diferentes áreas e estados do Brasil, o grupo visa contribuir com os processos de fortalecimento das políticas públicas de saneamento, regulamentações, planos, programas e projetos de intervenção para a constituição de territórios sustentáveis e saudáveis. A proposta é atuar nas perspectivas da justiça ambiental dos direitos humanos, da promoção da saúde e dos bens comuns. Pela ENSP, integra o grupo o pesquisador do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola, Paulo Barrocas.
“A partir da realização de ações integradas de diversas unidades e da Presidência, o GT tem potencial de atender demandas específicas e atuar em processos estruturantes que impactam positivamente a saúde ambiental e a saúde do trabalhador, de maneira a assegurar disponibilidade e gestão sustentável do saneamento ambiental, de forma multiescalar, em busca da superação do desafio de universalizar o acesso à água e esgotamento sanitário no país”, afirmam os integrantes no documento.
Acesse aqui o Informe do GT Água e Saneamento da Fiocruz.
Nenhum comentário para: Conheça as ações do Grupo de Trabalho Água e Saneamento da Fiocruz
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



