Rede Justiça nos Trilhos lança relatório sobre estratégias de violações de Direitos Humanos por empresas
A organização Rede Justiça nos Trilhos (JnT) lançou, no dia 13 de agosto, o relatório Direitos Humanos e Empresas: a Vale S.A. e as estratégias de dominação, violações e conflitos envolvendo territórios, água, raça e gênero. O estudo, que integra o projeto Empresas Transnacionais e Princípios Orientadores: em busca de mecanismos efetivos para a proteção de direitos humanos na América Latina, foi realizado em parceria com as organizações internacionais Bienaventurados Los Pobres (Argentina), CooperAcción (Perú), Piensamiento e Accción Social (Colômbia) e Cospe (Itália), com financiamento da União Europeia.
Na primeira parte, o documento traça um panorama das violações de Direitos Humanos cometidas por empresas contra indivíduos e comunidades. Com base nisso, foram lançados alguns questionamentos: “Como as dinâmicas de poder entre o Norte e o Sul globais interferem na problemática Direitos Humanos e empresas? A evolução normativa ocorrida na legislação internacional dos Direitos Humanos é suficiente frente à arquitetura da impunidade existente? Há perspectiva de gênero nestas discussões?”.
O estudo chama a atenção para a crescente ampliação de direitos das empresas transnacionais, em detrimento dos direitos de suas vítimas: “Ao contrário das suas vítimas, as empresas transnacionais contam com uma crescente ampliação de seus direitos e desfrutam de controles normativos extremamente frágeis”. O documento alerta, ainda, para a chantagem praticada por instituições internacionais sobre os Estados empobrecidos, com a aplicação de agendas econômicas de recorte ultraliberal.
Leia aqui a íntegra do documento.
Fonte: Rede Justiça nos Trilhos
Seções Relacionadas:
Pesquisa
Pesquisa
Nenhum comentário para: Rede Justiça nos Trilhos lança relatório sobre estratégias de violações de Direitos Humanos por empresas
Comente essa matéria:
Utilize o formulário abaixo para se logar.



