Busca do site
menu

Você já conferiu a lista de cursos da ENSP?

ícone facebook
Publicado em:22/01/2020
Você já conferiu a lista de cursos da ENSP?A construção de caminhos emancipatórios na sua relação com a saúde coletiva, o uso da antropometria como procedimento gerador de informações, o estudo das bases teóricas e metodológico-instrumentais da Gestão da Atenção Básica. Com temáticas múltiplas e variadas, os cursos da ENSP seguem a todo vapor e já estão com inscrições abertas. Confira aqui a lista completa!
 
Até o dia 4 de fevereiro, interessados podem se inscrever na terceira edição do curso de verão A Saúde Coletiva em Diálogo com as Epistemologias do Sul, desenvolvido por meio da parceria entre o Núcleo Ecologias, Epistemiologias e Promoção Emancipatória da Saúde da ENSP (Neepes) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES). Coordenado pelos pesquisadores Marcelo Firpo, da ENSP, e João Arriscado Nunes, do CES, o curso objetiva intensificar, na perspectiva da Saúde Coletiva, as discussões em torno dos estudos pós-coloniais e da obra do sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, sintetizada na proposição das Epistemologias do Sul. A formação contará com docentes das duas instituições. Acesse aqui a ementa do curso.
 
Para quem se interessa em Gestão Básica da Saúde, a sugestão é o curso de especialização na área, com inscrições abertas até o dia 31 de janeiro. A ideia é aprofundar as bases teóricas e metodológico-instrumentais presentes no referido campo, fornecendo subsídios à elaboração crítica acerca da Gestão em Saúde. Também compõe a proposta do curso incentivar o diálogo entre as diferentes vertentes que circulam na produção de conhecimento da área, bem como nas práticas de gestão que se efetivam nas três esferas de governo. A atividade é voltada a profissionais graduados, egressos do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família da ENSP. As inscrições devem ser feitas na Plataforma SigaLS
 
Já os interessados nas relações entre saúde, trabalho e ambiente podem se inscrever no Programa de Formação em Saúde, Trabalho e Ambiente na Indústria do Petróleo, oferecido pelo Cesteh/ENSP. Com carga horária de 160h (8 módulos de 20h cada, sendo 16h presenciais e 4 horas de atividades extraclasse), o curso tem 30 vagas disponíveis. As aulas são ministradas duas vezes ao mês, em dias consecutivos, sempre nas últimas segundas e terças úteis. A atividade é destinada a trabalhadores, de ambos os sexos, que atuem na área petrolífera. As inscrições poderão ser realizadas no site do Cesteh, até o dia 9 de março. 
 
Para profissionais graduados em Nutrição, Medicina, Enfermagem ou Educação, a dica é o curso de Antropometria Aplicada à Avaliação Nutricional em Serviços de Saúde. Com inscrições abertas até 5 de fevereiro, a atividade busca sensibilizar os alunos a respeito da importância da correta aferição de medidas antropométricas. Além disso, visa fomentar a visão crítica quanto ao uso da antropometria como procedimento gerador de informações indispensáveis para a atenção à saúde do indivíduo e da coletividade. O curso é destinado a profissionais atuantes na área de Serviços de Saúde e que realizem, em sua prática de rotina, a aferição de medidas antropométricas ou estejam vinculados a projetos de pesquisas que envolvam coleta de dados antropométricos. As inscrições podem ser feitas aqui.
 
Acesse a plataforma de Processo Seletivo e fique por dentro de todos os cursos que estão sendo oferecidos pela ENSP!
 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Você já conferiu a lista de cursos da ENSP?