Busca do site
menu

Pesquisador da ENSP recebe título honorífico da Universidade Nacional de Rosário

ícone facebook
Publicado em:26/11/2019
O pesquisador e ex-coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Paulo Amarante, recebeu o título honorífico da Faculdade de Psicologia da Universidade Nacional de Rosário na Argentina. O título foi concedido em reconhecimento ao seu pioneirismo, participação e dedicação às atividades e movimentos relacionados à Reforma Psiquiátrica na região. A homenagem foi realizada durante o 3° Encontro da Rede Latinoamericana e do Caribe de Direitos Humanos e Saúde Mental. Durante o evento, foi estabelecida uma proposta de convênio de cooperação entre a ENSP e as Universidades Nacionais de Rosário e Lanús, com o intuito de criar um Observatório de Direitos Humanos, Saúde Mental e Drogas.
 

Pesquisador da ENSP recebe título honorífico da Universidade Nacional de Rosário

 

Especializado em psiquiatria e doutor em Saúde Pública, Paulo Amarante é um dos pioneiros do Movimento Brasileiro de Reforma Psiquiátrica, sendo também reconhecido como principal mentor da Rede Latinoamericana de Direitos Humanos e Saúde Mental. Foi um dos organizadores dos Congressos Internacionais de Saúde Mental e Direitos Humanos, promovidos pela Universidade Popular das Mães da Praça de Maio, da qual recebeu o título de Doutor Honoris causa em 2004.
 
Amarante participa de atividades na Argentina desde a década de 1970, sendo professor de cursos de mestrado e doutorado naquele  país, e teve intensa participação em movimentos latinoamericanos, participando de debates e processos de implantação das leis argentina e uruguaia de reforma psiquiátrica. Foi presidente nacional do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes). É ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), sendo integrante do Grupo Temático de Saúde Mental. Foi ainda representante eleito do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial na Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde. É fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), da qual é presidente de honra. É também autor e organizador de diversos livros como Teoria e Crítica em Saúde Mental - Textos Selecionados, Loucos pela vida – A trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil, O Homem e a serpente – Outras histórias para a loucura e a psiquiatria, entre outros.
 

Pesquisador da ENSP recebe título honorífico da Universidade Nacional de Rosário

 

No evento, também foi realizada ainda uma homenagem a Nora Morales de Cortiñas, conhecida como Norita, uma das fundadoras e principais militantes do Movimento das Madres da Plaza de Mayo. Paulo Amarante foi convidado pelos organizadores para expressar as palavras de reconhecimento. 
 


Pesquisador da ENSP recebe título honorífico da Universidade Nacional de Rosário

1 comentários
MÁRCIA CRISTINA BORGES VIEIRA
02/12/2019 11:33
Parabéns, todo o reconhecimento ao Professor Paulo Amarante.