Busca do site
menu

ENSP promove Seminário de Ensino nos dias 30 e 31 de outubro

ícone facebook
Publicado em:29/10/2019
ENSP promove Seminário de Ensino nos dias 30 e 31 de outubroEntre os dias 30 e 31 de outubro a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promoverá o Seminário de Ensino 2019. Com o tema Formação e Avaliação como campos de disputa e resistência: concepções, desafios e consequências, o evento debaterá, na abertura, a formação em saúde pública em tempos de crise. O debate contará com a participação do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Kenneth Rochel de Camargo Junior, e do professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Túlio Batista Franco. O Seminário de Ensino é aberto aos interessados e não necessita de inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo do evento pelo Canal da ENSP, no YouTube.

O seminário terá início às 8h30 com o acolhimento, às 9 horas será realizada cerimônia de abertura e a partir das 9h30 acontecerá a mesa “Formação em Saúde Pública em tempos de crise”, sob a coordenação do pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP), Gideon Borges. Ainda no dia 30 de outubro, às 14 horas, será realizada a mesa "Avaliação: Concepções, desafios e consequências", sob a coordenação da pesquisadora da ENSP, Marly Cruz. A mesa contará com a participação da pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Geisa Mendes, que abordará “Avaliação como campo de disputa e resistência: concepções", e do professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Luiz Antonio Saleh, que falará sobre "A relação formação-avaliação na sociedade contemporânea: principais desafios".

No segundo dia de atividades, 31 de outubro, a partir das 9h30 acontecerá a Roda de Diálogo Relações de poder e processos avaliativos, sob a mediação da representante do Fórum de Estudantes, Elizabeth Leite Barbosa. A roda debaterá “Relações de poder no meio acadêmico e a relação com a saúde mental na vida acadêmica”, com a participação do doutor em psicologia pela (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Robson Nascimento Cruz; “Enfrentamento do assédio moral, racismo e adoecimento dos estudantes da pós-graduação”, com a participação do Vice-presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) da regional de São Paulo e doutorando em Química da Universidade de São Paulo (USP), Raí Campos Silva; e “Processos avaliativos e práticas educativas na pós-graduação”, com a participação do doutor em educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Marcelo Aranda Stortti.

Encerrando as atividades do Seminário de Ensino 2019, partir das 14 horas, será realizada a mesa ENSP: Enfrentando desafios e construindo caminhos para a garantia de uma formação pública gratuita e de qualidade. Os debates da mesa serão divididos em duas modalidades de ensino, stricto e lato sensu. No âmbito do stricto sensu a mesa contará com a participação da coordenadora do Programa de Saúde Pública, Marly Cruz; da coordenadora do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente, Andréa Sobral de Almeida; da coordenadora do Programa Profissional em Saúde Pública, Elyne Engstron; da coordenadora do Programa de Epidemiologia em Saúde Pública, Enirtes Caetano Prates Melo; e do coordenador do Programa de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, Sergio Rego. No âmbito dos cursos lato sensu o debate contará com a participação do coordenador geral de Pós-Graduação Lato Sensu e Qualificação Profissional, Rafael Arouca. A mesa será mediada pela Vice-diretora de Ensino da ENSP, Lúcia Maria Dupret.

Todas as atividades do Seminário de Ensino 2019 serão realizadas no salão internacional da ENSP.

Acesse aqui a programação completa do evento.

 
 

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Ensino

Nenhum comentário para: ENSP promove Seminário de Ensino nos dias 30 e 31 de outubro