Busca do site
menu

Região das Américas registra 2,9 mil casos de sarampo neste ano; Opas recomenda vacinação de viajantes internacionais

ícone facebook
Publicado em:09/08/2019
Região das Américas registra 2,9 mil casos de sarampo neste ano; Opas recomenda vacinação de viajantes internacionaisA Região das Américas confirmou 2.927 casos de sarampo neste ano. Os dados são da mais recente atualização epidemiológica da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com dados fechados no último dia 7 de agosto. A doença foi identificada em 14 países, de 1 janeiro a 27 de julho, sendo a maior proporção registrada nos Estados Unidos (1.172), Brasil (1.045) e Venezuela (417). Os demais casos foram reportados por: Argentina (5), Bahamas (1), Canadá (82), Chile (4), Colômbia (175), Costa Rica (10), Cuba (1), Curaçao (1), México (3), Peru (2) e Uruguai (9). A incidência atual do sarampo é 70% maior do que a registrado em 18 de junho, data em que a atualização epidemiológica anterior foi publicada.

Para controlar a propagação dessa doença, a Opas recomenda aos países das Américas: manter a cobertura vacinal da população-alvo em ao menos 95% (com duas doses da vacina, segundo calendário vacinal de cada país), manter ações de vigilância epidemiológica, prestação dos serviços de saúde, e comunicação efetiva no setor saúde, na comunidade e em outros setores, a fim de aumentar a imunidade da população e detectar/responder rapidamente a casos suspeitos de sarampo.

A Organização também recomenda aos países que orientem todos os viajantes internacionais, com idade a partir de 6 meses que não se vacinaram ou não possam comprovar a vacinação, a receberem as vacinas contra sarampo e rubéola. A vacina deve ser administrada pelo menos duas semanas antes da viagem para as áreas com transmissão de sarampo.

O organismo internacional ressalta ainda a importância de se vacinar populações em risco, como profissionais de saúde, pessoas que trabalham nas áreas de turismo e transporte (hotelaria, aeroportos, motoristas de táxi, etc.) e viajantes internacionais, bem como identificar fluxos migratórios do exterior (chegada de estrangeiros) e fluxos internos (movimentos de grupos populacionais).

Além disso, a Opas orienta que, durante surtos, seja estabelecido um manejo correto de casos para evitar a transmissão dentro de serviços de saúde, com um fluxo adequado de pacientes para salas de isolamento (evitando o contato com outros pacientes em salas de espera e/ou locais de internação).

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS)
Seções Relacionadas:
Assistência Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Região das Américas registra 2,9 mil casos de sarampo neste ano; Opas recomenda vacinação de viajantes internacionais