Busca do site
menu

Fiocruz exibe documentário sobre participação social na 16ª CNS

ícone facebook
Publicado em:02/08/2019
Fiocruz exibe documentário sobre participação social na 16ª CNSBrasileiros e brasileiras se reúnem na Conferência Nacional de Saúde (CNS), a cada quatro anos, para debater como é possível melhorar a vida da população. O que move essas pessoas? Com essa pergunta em foco, a jornalista e pesquisadora Daniela Muzi acompanhou o vaivém de três delegados, durante a conferência de 2015, dando origem a um documentário que mostra como é vital a relação entre saúde, democracia e participação social. O que nos move, produzido pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, lança luz a diferentes lutas para pôr em foco os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e da própria democracia.

Quatro anos depois, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) retorna à conferência com a atividade O que (ainda) nos move: apresentação do filme e debate com a diretora. Será no domingo (4/8), às 17h, na Tenda Paulo Freire. Daniela Muzi afirma que o olhar sobre seu documentário, hoje, traz o peso de ter sido um registro histórico de um período que repercutiu e ainda está repercutindo na vida política do país.

"Rever os flagrantes dessa última conferência reafirma a perspectiva de que a defesa da saúde enquanto direito é democracia, e que democracia é saúde. Dá a dimensão de que estamos sempre fazendo história, nós, cidadãs e cidadãos, e que a participação social é uma força imensa que não pode esmorecer", defende.

Leia mais aqui

 

Fonte: Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Seções Relacionadas:
Notícias da Fiocruz Vídeos

Nenhum comentário para: Fiocruz exibe documentário sobre participação social na 16ª CNS